“Sensação de trabalho cumprido nos estudos”, diz candidata do Enem
Primeiro lugar no vestibular de Medicina da Emescam, Rayssa Lovate Valiate faz hoje o exame para estudar em universidade pública
Escute essa reportagem

Aprovada em primeiro lugar em Medicina na Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), Rayssa Lovate Valiate, estudante de 19 anos, decidiu não cursar a faculdade e segue seu objetivo de ingressar em uma universidade federal. Para isso, ela vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo.
A jovem, que é de Iconha, se mudou para a capital neste ano a fim de se preparar para o exame e disse que a classificação na Emescam deu a ela ainda mais incentivo para lutar pelo seu propósito. “A sensação é de trabalho cumprido. Eu fiquei muito feliz com o resultado, é uma sensação indescritível”.
Em relação a sua preparação para o Enem, comentou que se dedicou “incansavelmente”. A jovem faz provas desde 2021, tendo começado como treineira, com seu primeiro Enem oficial realizado no ano passado. Sobre o que está sentindo para o exame deste ano, disse ser um misto de emoções.
“Estou feliz por estar encerrando esse ciclo de pré-vestibulanda, mas nervosa ao mesmo tempo”.
Em relação à profissão, Rayssa afirmou que ser médica nem sempre fez parte de seus planos, tendo escolhido a ocupação durante o penúltimo ano do ensino médio, com auxílio de um teste vocacional feito por sua psicóloga.
“Durante o processo, eu percebi que a Medicina era a carreira que melhor se encaixava com a minha personalidade. Eu gosto de estudar, das matérias relacionadas à Medicina e do contato com as pessoas. Certamente, ter esse contato com outros indivíduos é a minha parte favorita”.
Apaixonada pela área e pelos estudos, a futura médica, que mostrou bons resultados de seus esforços, também deu dicas para quem quer tentar o vestibular.
“É muito importante equilibrar a vida pessoal com a carga pesada de estudos e, ao meu ver, a melhor forma de fazer isso é com organização prévia da rotina. Conhecer a prova, as questões, ter constância nos estudos e se dedicar ao máximo são pontos muito importantes, além de focar nas matérias de maior dificuldade, o que acaba variando muito de aluno para aluno”, afirmou Rayssa.
A jovem finalizou dizendo que pretende transformar toda a experiência que adquiriu em um curso de mentoria on-line.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários