Desafio da Redação para 73 mil candidatos neste domingo
Estudantes também vão ter de resolver as questões de Linguagens e Ciências Humanas. Prova tem duração de 5h30
Escute essa reportagem
Chegou o grande dia! Para quem se preparou durante todo o ano, hoje é o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Estado, 73.734 candidatos farão a prova, que terá duração de cinco horas e trinta minutos.
Um dos desafios para o primeiro dia de prova é a Redação, temida por muitos. Além disso, os participantes ainda terão de resolver as questões de Linguagens e Ciências Humanas.
O diretor de ensino do Centro Educacional Madan, em Vitória, Daniel Rojas, recomenda ao candidato que chegue cedo ao seu local de prova e controle a ansiedade.
“A prova é extensa, então o estudante precisa se organizar para resolver as 90 questões objetivas, que têm textos longos. Quanto à Redação, indico que, logo ao pegar a prova, o candidato veja o tema proposto”.
Segundo Daniel, não é indicado deixar para fazer a Redação nos últimos minutos de prova. “Ao ler o tema da Redação, mesmo que o estudante inicie pelas questões, ele vai desenvolvendo o que será escrito. Muitos começam pela Redação e outros deixam para o final. O mais importante é o aluno não inventar, é fazer o que treinou durante o ano”, destaca.
A estudante Luiza Lis Alvernaz Loouser, de 18 anos, quer cursar Medicina e pretende controlar o emocional, um dos seus maiores desafios durante a prova.
“Com relação às matérias, acho que a interpretação exige muita atenção e prática de leitura. Então, será essencial manter o foco durante a prova”, afirma.
Luiza conta que está na expectativa de conseguir um bom resultado com o exame. “Tenho certeza que vou dar o meu melhor, porque tive ótimos professores e me dediquei muito este ano. As expectativas estão lá em cima, tanto com a prova quanto com a Redação, que por sinal treinei muito também”.
Quem também quer tentar Medicina é o estudante Wagner Gonçalves de Souza Filho, 18, que já tem definida sua estratégia para realizar a prova.
“Começo e disponibilizo uma hora para a Redação, em seguida faço as questões de Humanas e finalizo a prova com as questões de Linguagens”, conta.
Horários
Os candidatos devem ficar atentos aos horários: os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. Também devem se atentar aos itens obrigatórios como ficha de inscrição, documento de identificação e caneta preta.
FIQUE POR DENTRO
> Enem
- Neste domingo (05) é o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Estado, 73.734 pessoas estão inscritas para realizar a prova.
- Os participantes terão cinco horas e trinta minutos para resolver as questões de Linguagens, Ciências Humanas e Redação.
> Horários
- Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. O início da aplicação ocorrerá às 13h30 e o encerramento será às 19h.
> Cartão de confirmação
- Os participantes podem conferir, no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante, as informações referentes ao local de prova. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão nos dias de exame.
> Documentação
- Para acessar a sala de aplicação, é obrigatório o documento de identificação oficial com foto.
> Caneta
A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
> Ônibus
Estudantes da rede pública estadual e da rede particular terão passagem gratuita nos ônibus do Sistema Transcol durante os dias de prova.
Além disso, segundo a Ceturb, ao todo, 23 veículos de reserva ficarão distribuídos nos terminais e serão liberados caso seja necessário para atender a demanda. A frota do Transcol vai funcionar normalmente com o quadro de horário do domingo.
Aos domingos, a tarifa do Transcol é de R$ 3,90.
Fonte: Inep, governo do Estado e Ceturb.
Comentários