Santa Teresa: atendimento é suspenso em hospital por risco de desabamento
Pronto-socorro e cirurgias eletivas só serão retomados amanhã no Hospital Madre Regina Protmann, em Santa Teresa
Escute essa reportagem
O Hospital Madre Regina Protmann, em Santa Teresa, precisou suspender parte dos atendimentos. De acordo com a Defesa Civil do município, a ação foi necessária por risco de desabamento, após uma obra particular ao lado ceder e atingir alas da unidade hospitalar.
Em uma publicação na internet, a instituição comunicou que desde as 8 horas de quarta-feira (23) foram suspensos os atendimentos no pronto-socorro, além da realização de cirurgias eletivas.
O prazo para retomada é no início da manhã desta sexta-feira (25). “O plano de contingência foi acionado para zelar pela segurança dos nossos pacientes, visitantes e colaboradores. Os atendimentos ambulatoriais estão mantidos, funcionando normalmente, e nenhum paciente precisou ser transferido”, diz a publicação.
No comunicado, o hospital orientou ainda que durante esse período, a população procure outros serviços de urgência e emergência.
A orientação é que em casos ortopédicos e de cirurgia geral os pacientes sigam para o Hospital Estadual Jayme Santos Neves, na Serra. Para o atendimento às gestantes de baixo risco, a orientação é que elas sejam direcionadas às maternidades da Grande Vitória, como o Hospital Materno Infantil da Serra, a Pró-Matre, em Vitória, e a Maternidade de Cariacica.
Em nota enviada à reportagem, a Prefeitura de Santa Teresa informou que já houve contato prévio com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para direcionamento de pacientes para outros hospitais se houver necessidade.
Segundo o secretário de Saúde de Santa Teresa, Fausto Covre, uma obra particular está sendo feita perto do hospital e era realizado um trabalho de escavamento, quando parte da terra cedeu e chegou à lavanderia, ao refeitório e à parte de gás do prédio da unidade hospitalar.
“É necessário tomar essa medida porque não dá para atender pacientes sem que tenha a qualidade e a esterilização dos materiais”, disse ele.
Hospital Madre Regina Protmann é uma instituição filantrópica conveniada ao SUS que atende cerca de 90 pacientes da cidade e de outros municípios por dia. Trinta cirurgias que estavam marcadas precisaram ser suspensas.
Comentários