Truques para um churrasco perfeito
Especialistas explicam que vários fatores influenciam no bom preparo da carne. Entre eles a origem da peça e até o corte
Escute essa reportagem
O que é necessário para fazer um churrasco saboroso? Ter a melhor das carnes, temperar com sal grosso, colocar no espeto ou grelha?
Segundo chefs e um churrasqueiro profissional, são vários fatores que influenciam no bom preparo: desde a origem até o corte, passando pela distância da brasa até o tempo de cozimento da carne.
De acordo com o chef e mestre em churrasco Edd Campos, seja a carne comprada no açougue do supermercado ou no açougue de rua, os critérios de escolha do cliente devem ser os mesmos.
“Eu prefiro sempre as carnes embaladas a vácuo, pois essas passam por um processo de maturação, o que resulta em uma carne mais macia do que a que não é embalada a vácuo (de fábrica). Lembrando que toda carne precisa ser de procedência. Portanto, comprando de frigoríficos conhecidos, embaladas a vácuo, o consumidor tem na embalagem todo as informações e rastreamento da carne”.
O chef Estevão Annechini Ruy, especialista em churrasco, lembra que é importante observar se não há ruptura na embalagem e se dentro do vácuo não tem muito líquido ou líquido cristalizado.
Para temperar, segundo o churrasqueiro profissional Delmir Sauthier, o sal grosso ainda é o mais usado nas carnes. “Também pode variar para o sal de parrilha, depende do tipo de carne e do gosto do cliente. No caso do carneiro, tempera-se com vinho, alecrim e alho”.
Delmir reforça que o ideal é que o corte seja no sentido contrário ao das fibras da carne para preservar a suculência e o tempero.
Um erro comum destacado por quem entende de churrasco é em relação ao preparo da linguiça.
Na hora de virar na grelha, é comum as pessoas usarem garfos, por exemplo.
“Isso não deve ocorrer, pois furando a linguiça você vai dispensar todos os líquidos ali preservados que incidem sabor e suculência. Opte por usar uma pinça/pegador ao manipular as linguiças na churrasqueira em invés de garfo”, afirma Edd Campos.
O churrasqueiro Delmir Sauthier frisa que é preciso uma boa faca e noção do peso e tempo na churrasqueira. “Por exemplo, 1,5 kg de linguiça fica de 15 cm a 30 cm distante da brasa, levando cerca de 40 minutos para ficar pronta. Depende do tipo de carne e do peso. Asinha são 20 minutos”.
Comentários