Semáforos inteligentes em Cachoeiro
Conectado a câmeras e sensores, o aparelho faz a leitura do fluxo de veículos e programa abertura e fechamento, dando fluidez ao trânsito
Escute essa reportagem
Em Cachoeiro de Itapemirim, a tecnologia tem sido aliada na busca de soluções para problemas no tráfego.
Semáforos inteligentes que se adaptam ao trânsito em tempo real para melhorar a fluidez serão implantados nas principais vias da cidade do Sul do Estado até março do próximo ano, de acordo com a prefeitura.
Para o coordenador de Tecnologia, Inovação e Cidades Inteligentes de Cachoeiro de Itapemirim, Elcio Paes, a novidade vem para facilitar a vida dos condutores e pedestres. De acordo com ele, ainda não foi definido o número exato de aparelhos que serão instalados.
“Esse sistema está próximo de ser entregue à população. A análise de dados nos permitirá prever congestionamentos e acidentes, possibilitando uma resposta mais rápida das autoridades. Além da gestão do trânsito e segurança pública, o uso da tecnologia apresenta benefícios significativos em diversas atividades que impactam diretamente a qualidade de vida dos cidadãos”, disse Elcio.
Prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho revelou que, conectados a câmeras de vídeo e sensores, esses semáforos inteligentes realizam a leitura do fluxo de veículos e programam sua abertura e fechamento, de forma a dar fluidez ao trânsito, melhorando a mobilidade urbana e reduzindo as chances até de acidentes.
Segundo ele, o sistema que está sendo adotado em Cachoeiro é parecido com o que está sendo usado em Campos dos Goytacazes, município do Rio de Janeiro que o prefeito visitou em julho para conhecer o funcionamento da solução inteligente.
“Estamos comprometidos em impulsionar o desenvolvimento de Cachoeiro por meio da implementação de tecnologias inovadoras, que nos permitirão tomar decisões mais eficientes, otimizar recursos e oferecer serviços de mais qualidade à população”, afirmou.
De acordo com Victor, em agosto a prefeitura inaugurou o Centro de Governança Municipal, com 203 câmeras instaladas de videomonitoramento, quantidade cinco vezes maior se comparada ao sistema de vigilância anterior, que contava com 40.
Parte das novas câmeras conta com tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), o que possibilitou a implantação do Cerco Eletrônico de Segurança no município.
Comentários