X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Novidades em parques turísticos do Espírito Santo

Parque do Caparaó vai ganhar novo portal de acesso por terras capixabas e em Pedra Azul será construído prédio administrativo


Imagem ilustrativa da imagem Novidades em parques turísticos do Espírito Santo
Entrada para o Parque Nacional do Caparaó, localizada no distrito de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto |  Foto: Reprodução/ A Tribuna

Um dos locais mais visitados no Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó vai ganhar o segundo portal de acesso por terras capixabas, pela cidade de Ibitirama, até o final do ano.

A outra portaria, localizada no distrito de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto, continuará funcionando normalmente.

De acordo com o presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Assembleia Legislativa do Estado, Coronel Weliton, a abertura de um portal na cidade trará diversos benefícios, como geração de empregos e maior consciência ambiental.

“Fizemos indicação de emenda parlamentar ao orçamento estadual de 2024 de R$ 2 milhões para que o município, junto com o Estado, faça um projeto para construir esse portal”, disse ele.

Secretária de Turismo, Esporte e Cultura de Ibitirama, Ana Maria Vargas disse que o portal será fundamental para o município, em especial com impacto em investimentos na comunidade para receber os futuros turistas.

Segundo ela, três localidades são cogitadas para receber o novo acesso ao parque: Pedra Roxa, Posto dos Guardas e Toca de São Jorge. “Vamos estudar qual seria o melhor local para esse portal”, explicou.

Para o chefe do Parque Nacional do Caparaó e representante do ICMBio, Valdomiro Lopes, a construção do portal é uma demanda legítima do município.

“Somos sensíveis ao tema e é importante discutir com a população. Administramos um patrimônio que é de toda a sociedade. A porção do território no Espírito Santo é grande e esse sentimento é justo”, ressaltou.

Empreendedor em Ibitirama, Francisco Faria lembrou que todo investimento traz impactos positivos e negativos e que isso precisaria ser levado em consideração.

No território do Espírito Santo existem seis parques estaduais: Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, Parque Estadual de Itaúnas, Paulo Cesar Vinha, Forno Grande, Mata das Flores e o da Pedra Azul, que vai ter um prédio para sediar o setor administrativo da instituição.

O investimento do governo do Estado no Caparaó é de R$ 3,81 milhões e a obra deve ser entregue até novembro.

800 mil visitantes por ano

Imagem ilustrativa da imagem Novidades em parques turísticos do Espírito Santo
Parque Estadual de Itaúnas, localizado em Conceição da Barra, é o mais visitado do Espírito Santo |  Foto: Reprodução/ A Tribuna

Os seis parques estaduais e o Parque Nacional do Caparaó registraram um aumento no número de visitantes. Dados do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) mostram que cerca de 800 mil pessoas passaram pelas sete unidades de conservação ao longo de 2023.

Já os dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apontam que, mesmo com a menor parte do território do Parque Nacional do Caparaó, o lado mineiro recebeu quase cinco vezes mais turistas que o lado capixaba em 2023.

Em Alto Caparaó, Minas Gerais, foram registrados mais de 100 mil visitantes, em Dores do Rio Preto foram cerca de 50 mil. O Parque Estadual de Itaúnas, localizado em Conceição da Barra, é o mais visitado do Espírito Santo. Por ano, mais de 100 mil turistas circulam pela unidade de conservação.

Os dados foram apresentados pelo Iema durante a 7ª edição do Salão Nacional do Turismo, realizada em Brasília, no final de dezembro.

“É importante essa divulgação do parque, que contribui para o fortalecimento do turismo em nosso Estado”, destacou a gestora do Parque Estadual de Itaúnas, Juliana Coura.

“Além disso, foi uma oportunidade de propagar as riquezas e belezas presentes no Norte do Estado para as diversas regiões do Brasil, pois a maioria das pessoas que passava pelo estande só conhecia Guarapari e Vitória”, observou.

Parques no Estado

Parque Estadual Cachoeira da Fumaça

Famoso pela sua exuberante queda d’água de 144 metros de altura, que dá nome à unidade. Sua flora é bem representada pelos jacarandás-de-espinho e a fauna por animais em extinção, como a lontra.

A unidade conta com monitores ambientais credenciados para as trilhas. Os interessados devem agendar previamente pelo telefone (28) 9 9942-5658.

Horário: Das 8h às 17h.

Localização: Alegre e Ibitirama.

Contato: (28) 99999-0639.

Parque Estadual Pedra Azul

A Pedra Azul, que dá nome ao parque, é uma formação de granito e gnaisse de 1.822 metros de altura. O local possui três trilhas: uma autoguiada na base da Pedra Azul, uma que dá acesso às piscinas naturais e outra para escalada.

Há monitores ambientais disponíveis para agendamento pelo telefone (27) 99739-8005.

Localização: Domingos Martins.

Horário: Das 8h às 17h.

Passeios: Às 9h30 ou 13h30.

Contato: (27) 3248-1156.

Parque Estadual de Itaúnas

Conhecido por suas belezas naturais: a área de alagado, as dunas, as praias e o rio Itaúnas. Na Vila de Itaúnas, é possível realizar passeios diferenciados com o Grupo de Condutores Ambientais. Agendamento: (27) 99635-5583.

Localização: Conceição da Barra, Vila de Itaúnas.

Horário: Das 8h às 17h.

Contato: (27) 3762-5196.

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha

Criado para proteger espécies de plantas e animais que estavam sendo ameaçadas pelo desmatamento e a extração de areia ilegal na região de Setiba.

No parque há lagoas, Mata Atlântica litorânea com manguezais, mata de restinga, planícies cactáceas, entre outras. Para realizar a descida até a lagoa deve-se chegar até as 15h30.

Já as trilhas monitoradas com o grupo de condutores ambientais devem ser agendadas previamente pelos telefones: (27) 99929-8479 e (27) 99500-2405. O agendamento das trilhas a pé deve ser feito pelo telefone (27) 99837-2503.

Localização: Guarapari.

Horário: Das 8h às 17h.

Contato: (27) 3242-3665.

Parque Estadual do Forno Grande

Possui relevo montanhoso e culmina no Pico do Forno Grande. Seu centro de visitantes oferece trilhas de fácil acesso que levam à cachoeira com queda d’água de 30 metros de altura, à Gruta da Santinha, aos Poços Amarelos e ao mirante. Contato pelo e-mail [email protected].

Localização: Castelo.

Horário: Das 8h às 17h.

Contato: (27) 3636-2570.

Parque Estadual de Mata das Flores

Sua flora é composta por espécies como cedrelas, bromélias e palmáceas. Gaviões, tucanos, corujas e pacas habitam o parque. O principal atrativo é a trilha com 900 metros de percurso.

O Parque só recebe visitantes mediante agendamento prévio.

Localização: Castelo.

Horário: Das 8h às 17h.

Contato: (27) 99956-4904.

Parque Nacional do Caparaó

Localizado na Serra do Caparaó, na divisa de Minas Gerais e Espírito Santo, abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude. Além das trilhas, há cachoeira e piscinas naturais.

Localização: Dores do Rio Preto.

Horário: Das 8h às 17h.

Contato: (32) 3747-2943

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: