Nasce bebê gerado em barriga solidária
Mariana Guerra, que gerou por 9 meses o bebê de um casal de amigos que não podia ter filhos, deu à luz Maria Júlia
Escute essa reportagem
A empresária capixaba Mariana Guerra, que gerou por nove meses o bebê de um casal de amigos, deu à luz na Maternidade Santa Úrsula, em Vitória, na última segunda-feira (16).
Agora, a pequena Maria Júlia segue aos cuidados dos pais, a enfermeira Débora Caprini e o empresário William Pinheiro, que moram em Iriri, Anchieta.
Leia mais sobre Cidades: Regional
Pelas redes sociais, Mariana agradeceu as mensagens de carinho e informou que está bem e com o coração em paz. “O coração está tão em paz. Deu tudo certo. Débora é mãe, William é pai, e Maria Júlia é linda e tão bonequinha, parece uma princesa. Obrigada pelo carinho de todos”.
Os pais comemoraram: “O dia mais feliz de nossas vidas. Seja muito bem-vinda, minha filha”, escreveu Débora.
Mariana foi barriga solidária do casal porque os dois não puderam gestar. Maria Júlia é filha biológica de Débora e William, com o material genético deles que foi fecundado em um laboratório, em Vitória, e transferido para o útero de Mariana através da fertilização in vitro (FIV).
Débora descobriu que não poderia ter filhos após ser diagnosticada com câncer no colo do útero e ter que passar por uma cirurgia de traquelectomia radical, para retirada completa do colo do útero.
Depois disso, ela ainda descobriu que tinha endometriose, adenomiose, cisto no ovário direito e trompa direita obstruída.
Débora, que sempre teve o sonho de ser mãe, chegou a dizer que foi mais difícil descobrir que não poderia gestar do que a notícia do próprio câncer.
Angústia
Mariana, que já tinha duas filhas – Maria Cecília, de 6 anos, e Ana, de 3 anos –, é amiga de Débora desde criança, e vendo os amigos sofrendo com aquela angústia de não conseguir engravidar, decidiu “emprestar” a barriga.
“Engravidei no mesmo mês que assim desejei, então não tive essa angústia de ficar tentando e tentando. Mas doeu muito em mim ver a luta da Débora e do Will. Vendo e vivendo a dor deles, nos colocamos à disposição, e foi tudo leve, tão rápido e abençoado”, descreveu Mariana.
Ela é casada com o empresário Ciro Nunes, 35 anos, que também concordou com o gesto. Os casais são de Iriri, Anchieta.
Antes de Mariana, a irmã de Débora, Thais Caprini, também tentou por três vezes ser a barriga solidária, mas não deu certo.
Ainda não há informação sobre alta médica de todos os envolvidos na gestação. Por enquanto, as visitas estão sendo de forma virtual.
Comentários