Missas e procissão em Anchieta
Festa Nacional de São José de Anchieta vai celebrar os 10 anos de canonização e os 490 anos de nascimento do padroeiro do Brasil
Escute essa reportagem
A Festa Nacional de São José de Anchieta, que acontece entre os dias 29 de maio e 9 de junho, vai ganhar um significado especial este ano, ao celebrar os 10 anos de canonização e os 490 anos de nascimento do padroeiro do Brasil.
A abertura oficial será no dia 25 de maio com a realização da 8ª edição da tradicional Procissão Luminosa, com saída de Ubu e destino ao Santuário Nacional de São José de Anchieta.
As atrações musicais serão realizadas nos dias 7 e 8 de junho na Praia Central. Em 9 de junho, dia em que celebra o santo, a missa solene será às 16 horas, com outras programações. Em seguida, se apresenta o cantor Dunga, da comunidade católica Canção Nova.
Não bastasse isso, os participantes terão a oportunidade de vivenciar apresentações culturais, entrevistas com personalidades que vão compartilhar suas visões sobre a vida e obra de São José de Anchieta e as populares peregrinações e novenas, que contarão com o apoio e a participação de diferentes comunidades.
Para o reitor do Santuário São José de Anchieta, padre Álvaro Negromonte, “a história do jesuíta é um testemunho inspirador de amor ao próximo, despertando o desejo nas pessoas de saírem de si mesmas em busca do bem comum”.
Segundo ele, este ano a presença do Dom João Justino de Medeiros Silva, vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), potencializa o caráter nacional do evento.
Impacto
O secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, enfatizou a importância dos eventos religiosos para o setor e destacou o impacto positivo na economia e na preservação das tradições religiosas.
“Os eventos religiosos colaboram para o turismo e mostram o quanto impactam positivamente na economia, movimentando milhões de reais, além de manterem viva a tradição religiosa em nosso Estado”.
Secretário de Turismo de Anchieta, Caio Mozer afirmou que o município do Sul do Estado se sente agraciado por ter o santuário, que simboliza não apenas todos os feitos alcançados e as graças realizadas, mas também o patrimônio histórico que desempenha um papel fundamental na história do Espírito Santo e do Brasil.
Confira a programação
- 25 de maio
18h - Romaria Luminosa
Saída de Ubu com destino ao Santuário Nacional de São José de Anchieta
- 29 de maio
19h - Novena 1
Presença fraterna: Paróquia Nossa Senhora da Assunção, Anchieta
- 30 de maio
16h - Corpus Christi Missa no adro do Santuário
- 31 de maio
19h - Novena 2
Presença fraterna: Paróquia Santo Antônio de Pádua, Iconha
- 01 de junho
19h - Novena 3
Presença fraterna: Paróquia São Francisco Xavier, Iriri
- 02 de junho
19h - Recepção dos Passos de Anchieta
Missas: 08h | 10h30 | 13h30 | 19h00
12h - Exibição do Projeto Viva Anchieta
Apresentações culturais no adro do Santuário
- 03 de junho
19h - Novena 4
Presença fraterna: Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Guarapari
- 04 de junho
19h - Novena 5
Presença fraterna: Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Piúma
- 05 de junho
19h - Novena 6
Presença fraterna: Paróquia São José, Guarapari
- 06 de junho
19h - Novena 7
Presença fraterna: Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Alfredo Chaves
- 07 de junho
19h - Novena 8
Presença fraterna: Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, Meaípe
- 08 de junho
16h00 - Peregrinos de Cristo: Caminhada jovem - De Iriri para o Santuário de Anchieta - Presença fraterna: EJCs e Grupos de Jovens
19h | Novena 9 - Encontro de Jovens com Cristo, Anchieta
- 09 de junho
14h - Exibição do Projeto Viva Anchieta
16h - Missa Solene
17h30 - Show: Dunga
Fonte: Prefeitura de Anchieta
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários