Mimoso do Sul confirma 1º caso de leptospirose pouco mais de um mês após enchentes
Segundo a prefeitura, outros 174 casos suspeitos aguardam resultados de exames
Escute essa reportagem
A Prefeitura de Mimoso do Sul confirmou, nesta terça-feira (07), o primeiro caso de leptospirose no município em 2024. A confirmação ocorre pouco mais de um mês depois das fortes chuvas que atingiram o Sul do Espírito Santo, no final de março.
De acordo com o município, 199 casos da doença foram notificados — do total, 24 foram descartados e outros 174 aguardam resultados de exames.
"Se apresentar febre, dor de cabeça e no corpo depois do contato com enchente, procure imediatamente atendimento médico na unidade de saúde ou ponto de atendimento do seu bairro ou distrito", afirmou, em nota, a prefeitura.
Entenda
A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria leptospira, presente na urina de roedores e comumente adquirida pelo contato com água ou solo contaminados.
Segundo nota técnica do Ministério da Saúde, na fase inicial da doença, os pacientes podem sentir febre igual ou maior que 38 graus Celsius (°C), dor na região lombar ou na panturrilha e conjuntivite. Os sinais de alerta para gravidade, que podem aparecer a partir da segunda semana, envolvem sintomas como tosse, hemorragias ou insuficiência renal.
É considerado um caso suspeito alguém que apresente febre, dor de cabeça, muscular e que tenha sido exposto a enchentes, alagamentos, fossas, esgoto ou que resida ou trabalhe em área de risco para a leptospirose.
Comentários