Mais vagas para cirurgias em São Mateus
Após conclusão de reforma no Hospital Estadual Dr. Roberto Arnizaut Silvares, meta é realizar mais de 400 procedimentos por mês
Escute essa reportagem
O Hospital Estadual Dr. Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), localizado no município de São Mateus, vai ampliar a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos ainda na primeira quinzena deste mês.
Com a reforma de quatro salas de cirurgia, o hospital terá capacidade de realizar mais de 400 cirurgias eletivas por mês, além das de urgência e emergência.
Leia mais sobre Cidades: Regional
A reforma faz parte do Plano Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas da Secretaria da Saúde e contempla serviços de engenharia e assistência à saúde.
A obra teve início no dia 2 de agosto deste ano e, para que acontecesse, a capacidade de realização de cirurgias do HRAS foi reduzida.
Entretanto, com o término da reforma, a direção do hospital informou que os procedimentos de alta complexidade para ortopedia, neurocirurgia e cirurgias em geral passarão a ocorrer gradativamente, a partir da primeira quinzena.
A previsão é de que, com a retomada total dos serviços, mais de 400 procedimentos sejam realizados mensalmente, com destaque para o retorno das cirurgias eletivas nas especialidades de otorrinolaringologia, cabeça e pescoço, além de vascular, neurocirurgia, cirurgia geral e coloprocto.
Entre as novas que serão ofertadas pelo Hospital Roberto Silvares estão a de prótese de quadril e ombro, Ilizarov e neurocirurgia com monitorização eletrofisiológica.
Além dos centros cirúrgicos, ainda foram reformadas áreas comuns da unidade, o repouso médico e o local de armazenamento de materiais cirúrgicos.
A reforma continua em outras áreas do hospital, sem prejuízo para o atendimento de pacientes.
Ainda no processo de melhoria do atendimento da unidade, está em fase de licitação a construção de um novo centro cirúrgico com cinco salas. A estrutura será anexa ao hospital e o investimento previsto para a obra é de R$ 15,9 milhões.
Em julho deste ano, a Sesa anunciou investimento de, aproximadamente, R$ 100 milhões em 31 hospitais do Espírito Santo, sendo 11 da rede estadual de saúde, para atingir a meta de realizar 130 mil cirurgias eletivas.
Comentários