Empresários querem “semana do saco cheio” em Guarapari
O recesso escolar que acontece em outubro, em cidades de Minas Gerais, pode começar a ser realizado também no município capixaba
Escute essa reportagem
O recesso escolar que ganhou o nome de “semana do saco cheio” e foi instituído em diversas cidades brasileiras, principalmente em municípios mineiros, pode começar a acontecer também em Guarapari.
O pedido é dos empresários do ramo do turismo, que participam do movimento Guarapari em Ação (GEA). Após uma pesquisa realizada nas praias do município durante a “semana do saco cheio”, que acontece entre o feriado de Nossa Senhora Aparecida e o Dia do Professor, percebeu-se que o feriado é um “ensaio” para o verão.
Leia mais sobre Cidades: Regional
“Sugerimos que Guarapari também tenha a semana do saco cheio, para que as escolas pudessem parar durante o feriadão. Sugerimos à Câmara de Vereadores que criasse essa lei, e que nós, da iniciativa privada, possamos promover eventos para o público que frequenta a cidade”, destaca o empresário Marco Azevedo, membro do movimento.
Segundo pesquisa realizada, mais da metade dos turistas que frequenta Guarapari durante a semana do saco cheio é mineira.
“Também sugerimos que passasse o Dia do Mineiro, que é comemorado em abril, para a semana do saco cheio, já que a maioria dos nossos turistas é de mineiros. Então, que possamos promover uma festa na cidade para o povo mineiro”, completa Azevedo.
Os dados ainda apresentam a praia preferida dos turistas, o transporte usado para chegar em Guarapari, o tipo de hospedagem, o tempo de permanência na cidade, média de gasto diariamente, pontos turísticos visitados, além de saber se o turista recomenda o município para amigos.
“Essa pesquisa veio como uma luz aos empresários de Guarapari, para entender quem é o público que frequenta a cidade e quais as expectativas”, explica Rodolfo Mai, presidente do GEA.
“Vamos buscar soluções que ajudem a qualificar o turismo. Ver que 99,68% dos turistas entrevistados recomendam a cidade para outras pessoas é muito satisfatório”, observa.
Saiba mais
Uma pesquisa encomendada pelos empresários do ramo do turismo em Guarapari, que integram o movimento Guarapari em Ação, foi realizada durante a semana do saco cheio, nos dias 13 e 14 de outubro, na Praia do Morro, Meaípe, Enseada Azul e Centro, e entrevistou 312 pessoas.
A pesquisa revelou que 27% dos turistas que estiveram na cidade vieram pela primeira vez, e quase 18% já visitaram mais de cinco vezes.
Quase 90% dos entrevistados estavam acompanhados, 19,55% com namorado(a), 27,24% com família, 30,77% com amigos, e 9,29% em caravana.
Como esperado, até mesmo pela geografia da cidade, Minas Gerais é o estado que mais contribui com a emissão de turistas para Guarapari, representando 45,20% dos entrevistados, a maioria de Belo Horizonte.
O Rio de Janeiro é segundo maior contribuinte no quesito turistas, e em seguida os turistas das cidades da Grande Vitória.
O meio de transporte mais utilizado foi o carro próprio. Mais da metade veio dessa forma: 58,97%. Ônibus de linha (15,71%) e excursão (9,29%) fecham os três primeiros.
Comentários