X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Helicóptero ajuda a combater incêndio em Castelo

Situação acontece no Parque Estadual Mata das Flores


Imagem ilustrativa da imagem Helicóptero ajuda a combater incêndio em Castelo
Helicóptero do Notaer: auxílio |  Foto: Divulgação / Notaer

Equipes do Corpo de Bombeiros e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) trabalham desde a noite do último domingo (18) para combater um incêndio no Parque Estadual Mata das Flores, em Castelo.

Segundo o Notaer, o helicóptero Harpia 06 também está nos trabalhos de combate ao fogo, utilizando helibalde e fazendo transporte de tropa para locais de difícil acesso.

Leia mais sobre Cidades: Regional

Segundo o diretor-presidente do Iema, Mário Louzada, ainda existem focos de incêndio em grande parte do parque. A área atingida pelo fogo possui mais de 12 espécies de animais ameaçadas de extinção. “A gente está com várias frentes, com 20 bombeiros e 15 servidores do Iema dedicados no combate ao fogo”.

Mário disse também que as equipes têm tido dificuldades em acessar a área do incêndio. “O fogo está em uma área de mata com estágio de preservação bem avançado, de dificílimo acesso, por ser uma região montanhosa. Não tem acesso de veículo, somente a pé. O combate do fogo é dentro da mata e o nível de dificuldade é muito grande”.

Na quinta (22), equipes do Corpo de Bombeiros, Iema e Defesa Civil de Castelo trabalharam para conter o incêndio, mas as condições adversas dificultaram o trabalho.

“Contamos com a presença do helicóptero do Notaer, no final da tarde, mas não conseguimos vencer as chamas. São vários focos espalhados por uma região muito montanhosa e seca. A situação é crítica e o acesso é dificultado, pela falta de estradas e excesso de fumaça, o que impede o sobrevoo da aeronave”, reforçou Louzada.

A maior preocupação das equipes é evitar que o fogo atinja áreas mais preservadas do parque, onde ficam árvores centenárias, como o jequitibá-rosa, símbolo do Espírito Santo.

O Corpo de Bombeiros informou que o incêndio está controlado fora das áreas de risco.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: