Falésias de Marataízes podem virar patrimônio cultural
Projeto de lei prevê que os paredões de 30 metros de altura se tornem patrimônio para que sejam conservados e valorizados
Escute essa reportagem
As falésias de Marataízes, no Sul do Estado, podem ser declaradas como patrimônio cultural, de natureza material e imaterial, paisagístico e ecológico do Espírito Santo.
A ideia é objeto do projeto de lei 340/2023. Autor do projeto, o deputado estadual Dr. Bruno Resende defende que as falésias formam “uma paisagem singular, de beleza cênica notável”, de alta geodiversidade, com diversos paleoambientes registrados nas rochas, o que requer políticas para promover a conservação e a valorização.
“Ambientes continentais (lagos, rios e leques aluviais) e ambientes costeiros (praias, planícies de rios próximos à foz marinha). Essas ocorrências geológicas apresentam alto potencial educativo e para o geoturismo devido às grandes exposições rochosas não vegetadas”, afirma Dr. Bruno.
De acordo com informações da Prefeitura de Marataízes, desde dezembro de 2008 as falésias já são declaradas como monumento natural pelo município.
O Monumento Natural Municipal Falésias de Marataízes possui 42,14 hectares – o que corresponde a 42 campos de futebol –e abrange desde a região de Boa Vista do Sul até a Praia dos Cações.
Ainda segundo a prefeitura, os paredões verticais chegam a atingir 30 metros de altura. Mas o tamanho da sua importância também está na história.
Foi nessa região que Domingos Martins, líder da Revolução Pernambucana de 1817, nasceu e chegou a comandar um quartel. Em novembro de 2012, Marataízes ganhou o Circuito Turístico Falésias e Lagunas, pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur).
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Ao todo, são 20 empreendimentos ao longo do roteiro, entre pousadas, restaurantes, bares, padarias e lojas. De acordo com a Setur, para a formatação do circuito foram feitas várias reuniões com o Grupo Gestor, formado por empreendedores e parceiros.
Também foram realizadas capacitações, oficinas, palestras e consultorias, com o objetivo de capacitar os empreendedores. O projeto de lei está em análise na comissão de Justiça. Na sequência será debatido nos colegiados de Cultura, Turismo e Finanças.
Você sabia?
> O Monumento Natural Municipal Falésias de Marataízes possui 42,14 hectares – o que corresponde a 42 campos de futebol – e abrange desde a região de Boa Vista do Sul até a Praia dos Cações.
> Foi nessa região que Domingos Martins, líder da Revolução Pernambucana de 1817, nasceu.
SAIBA MAIS
Falésias
> O Monumento natural das falésias de Marataízes foi criado pelo decreto municipal 193/2008, de 1º de dezembro do mesmo ano.
> Ele é administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de
Marataízes.
> Tornou-se parte do Corredor Ecológico da Mata Atlântica Central, criado em 2002.
> Possui uma área de 42,14 hectares, o que corresponde a 42 campos de futebol. As falésias têm até 30 metros de altura e se estendem da região de Boa Vista do Sul até a Praia dos Cações.
> As falésias são formadas de lamitos, arenitos e sedimentos e conglomerados do mioceno.
> O patrimônio cultural, de natureza material, é associado aos elementos concretos de uma sociedade. Assim, são consideradas estruturas físicas, como cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos, e até bens pessoais históricos.
> Já o patrimônio cultural, de natureza imaterial, são os elementos não tangíveis de uma sociedade que é passada de geração a geração.
> Com isso, esses bens podem ser ofícios, saberes, celebrações, formas de expressão e também lugares, como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas.
Fonte: Pesquisa A Tribuna e Prefeitura de Marataízes.
Comentários