Erosão avança no litoral de Conceição da Barra
Moradores e comerciantes estão preocupados com o avanço do mar na região da Praia de Guaxindiba
Escute essa reportagem
Na Praia de Guaxindiba, em Conceição da Barra, Norte do Estado, o avanço do mar tem preocupado moradores e comerciantes que vivem na orla.
O pedido agora é por uma obra definitiva, já que a erosão está afastando os turistas da região e vem destruindo pousadas e comércios, causando prejuízos ainda maiores.
Leia mais sobre Cidades: Regional
A solução para conter a erosão foi o tema principal da pauta da reunião do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).
O prefeito de Conceição da Barra, Walyson Vasconcelos, o Mateusinho, e outras 11 lideranças da sociedade civil participaram do debate com o diretor-presidente do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, que realiza os estudos para conter a erosão no local.
Algumas alternativas foram apresentadas pelos técnicos do órgão como, por exemplo, o fechamento da foz artificial do rio Itaúnas, uma abertura e uma fixação da foz natural do mesmo rio, o engordamento artificial da praia da Guaxindiba, entre outras.
“O DER-ES vai dar continuidade à reunião fazendo um termo de referência para a contratação de um anteprojeto e seguir em frente rumo à realização de um sonho das comunidades atingidas pela erosão e pelo avanço do mar, que é uma obra definitiva para conter a erosão no local”, afirmou Freitas.
Uma escola que fica a cerca de 20 metros de onde o mar já chegou corre o risco de ser engolida pela erosão. Nesse trecho acontece uma obra emergencial, com a colocação de pedras na areia.
Durante a reunião, os técnicos do DER lembraram da abertura artificial da foz do rio Itaúnas na década de 1980, que provocou a erosão no bairro da Bugia, no centro de Conceição da Barra, entre os anos de 1980 e 2010.
“Estivemos em visita técnica na última segunda-feira no local de erosão, na Praia da Guaxindiba, e passamos para o governador Renato Casagrande. Ele nos autorizou a realizar novos estudos e a contratação de projetos e obras para conter o avanço do mar na região litoral Norte”, disse.
O DER-ES já tem informações sobre ondas, correntes, ventos, granulometria e batimetria, mas ainda falta levantar informações sobre a topografia, batimetria de todas as etapas, medição de cotas e vazões, estudo hidrológico, sondagem SPT, modelagem hidrodinâmica e definição de jazida marinha.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários