X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Erosão avança no litoral de Conceição da Barra

Moradores e comerciantes estão preocupados com o avanço do mar na região da Praia de Guaxindiba


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Erosão avança no litoral de Conceição da Barra
Erosão na Praia de Guaxindiba tem afastado turistas e destruído pousadas e comércios |  Foto: Divulgação/DER-ES

Na Praia de Guaxindiba, em Conceição da Barra, Norte do Estado, o avanço do mar tem preocupado moradores e comerciantes que vivem na orla.

O pedido agora é por uma obra definitiva, já que a erosão está afastando os turistas da região e vem destruindo pousadas e comércios, causando prejuízos ainda maiores.

Leia mais sobre Cidades: Regional

A solução para conter a erosão foi o tema principal da pauta da reunião do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).

O prefeito de Conceição da Barra, Walyson Vasconcelos, o Mateusinho, e outras 11 lideranças da sociedade civil participaram do debate com o diretor-presidente do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, que realiza os estudos para conter a erosão no local.

Algumas alternativas foram apresentadas pelos técnicos do órgão como, por exemplo, o fechamento da foz artificial do rio Itaúnas, uma abertura e uma fixação da foz natural do mesmo rio, o engordamento artificial da praia da Guaxindiba, entre outras.

“O DER-ES vai dar continuidade à reunião fazendo um termo de referência para a contratação de um anteprojeto e seguir em frente rumo à realização de um sonho das comunidades atingidas pela erosão e pelo avanço do mar, que é uma obra definitiva para conter a erosão no local”, afirmou Freitas.

Uma escola que fica a cerca de 20 metros de onde o mar já chegou corre o risco de ser engolida pela erosão. Nesse trecho acontece uma obra emergencial, com a colocação de pedras na areia.

Durante a reunião, os técnicos do DER lembraram da abertura artificial da foz do rio Itaúnas na década de 1980, que provocou a erosão no bairro da Bugia, no centro de Conceição da Barra, entre os anos de 1980 e 2010.

“Estivemos em visita técnica na última segunda-feira no local de erosão, na Praia da Guaxindiba, e passamos para o governador Renato Casagrande. Ele nos autorizou a realizar novos estudos e a contratação de projetos e obras para conter o avanço do mar na região litoral Norte”, disse.

O DER-ES já tem informações sobre ondas, correntes, ventos, granulometria e batimetria, mas ainda falta levantar informações sobre a topografia, batimetria de todas as etapas, medição de cotas e vazões, estudo hidrológico, sondagem SPT, modelagem hidrodinâmica e definição de jazida marinha.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: