Eucalipto de 40 metros cai e atinge casas no ES
Árvore apresentava podridão na base do tronco e tinha marcas de fogo, o que teria causado a queda
Um eucalipto de aproximadamente 40 metros de altura caiu e atingiu duas casas no bairro Floresta, em Ibatiba, na tarde de domingo (25), provocando momentos de pânico entre os moradores. No momento do acidente, havia cerca de dez pessoas dentro dos imóveis, mas, apesar do susto e dos prejuízos materiais, ninguém ficou ferido.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, a árvore apresentava podridão na base do tronco, o que teria causado a queda. O eucalipto também tinha marcas de fogo, fator que pode ter contribuído para o comprometimento da estrutura. Após a ocorrência, equipes estiveram no local para avaliar os danos e orientar os moradores.
Uma das residências atingidas foi interditada preventivamente pela Defesa Civil, devido ao risco estrutural, enquanto a outra teve danos considerados menores. Apesar da interdição, não houve registro de moradores desalojados. Vídeos e imagens feitos por moradores mostram o tamanho da árvore e a destruição provocada com a queda, reforçando o susto vivido pelas famílias.
A Defesa Civil informou ainda que a área já era considerada de atenção por conta da presença de árvores de grande porte próximas às casas e reforçou o alerta para que moradores acionem o órgão sempre que identificarem sinais de risco, como inclinação excessiva, rachaduras no solo ou apodrecimento do tronco. O caso reacende o debate sobre a necessidade de remoção preventiva de árvores em áreas urbanas para evitar acidentes mais graves.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários