Distrito industrial com aeroporto em Cachoeiro de Itapemirim
Fundo de investimentos internacional negocia a instalação de um polo logístico no município, incluindo a construção de terminal de cargas
Um fundo de investimentos internacional está em negociação para criar um distrito empresarial em um terreno de cerca de 2,5 milhões de metros quadrados em Pacotuba, Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. A informação foi revelada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rogério Ribeiro.
Esse é um dos destinos possíveis para os 500 lotes disponibilizados pela prefeitura para a instalação de indústrias na cidade.
Caso a instalação ocorra, a empresa deverá preparar a área para a criação de um polo logístico, atraindo “grandes empresas do e-commerce”, conta Ribeiro.
Empresas internacionais também estão previstas no projeto do fundo para serem integradas à área. Além disso, um aeroporto de cargas deve ser construído no terreno, para a operação logística.
O nome do fundo de investimentos, no entanto, não foi revelado. Atualmente, a empresa está reunindo comprovações de outras companhias interessadas em se instalarem no local para confirmar a viabilidade do projeto, de acordo com o secretário.
O prazo, que era até o último dia 15, foi estendido pela Prefeitura de Cachoeiro para permitir a conclusão dessa etapa pelos representantes do fundo estrangeiro.
Para propiciar o investimento, o polo contará com pavimentação e rede elétrica. Com o projeto logístico, também deverá receber galpões e áreas comerciais.
Procurados para comentar o assunto, a Federação das Indústrias (Findes) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) não se manifestaram.
O setor de rochas, o mais forte em Cachoeiro de Itapemirim, avalia como positiva a iniciativa de uso do terreno pelo fundo estrangeiro, afirma o vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas-ES), Ed Martins Rocha. Para o empresário, é necessário diversificar a economia da região Sul do Estado.
“Ela pode gerar outros negócios ligados à empresa. Ficamos (atualmente) muito atrelado ao setor de rochas. Com essa possibilidade, você traz um círculo virtuoso para além disso. Desenvolvimento é bom para todos”, comenta.
Empresas terão novo terreno caso fundo assine contrato
Empresas que têm interesse de se instalar no distrito industrial de Pacotuba terão novo terreno garantido caso a instalação do fundo se confirme, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro de Itapemirim, Rogério Ribeiro.
A área, de acordo com o secretário, está localizada a 1,5 quilômetros de distância de Pacotuba, onde fica o espaço de 2,5 milhões de metros quadrados no qual o fundo pretende criar um polo logístico.
Ao todo, são 35 empresas que já demonstraram interesse em se instalar no local, dos setores do granito, logística, construção civil, pré-moldados, alimentos e têxtil, por exemplo.
Para o prefeito em exercício de Cachoeiro, Júnior Corrêa, o distrito industrial representa um modelo de investimento estratégico.
“Estamos falando de uma ação que organiza o território, cria condições reais para atrair novos empreendimentos e amplia a capacidade produtiva do Sul do Estado”, comenta.
Saiba mais
Criação do distrito
Em dezembro, o governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço assinaram um convênio para a aquisição da área destinada à implantação do Distrito Industrial de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim.
O acordo previu investimento de R$ 19,45 milhões para compra do terreno, que possui 89,06 alqueires.
A expectativa é que o novo polo industrial impulsione o desenvolvimento econômico do município e de toda a região Sul capixaba.
Com o convênio, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim poderá realizar obras. O local possui capacidade para receber empresas de diferentes portes e segmentos.
Os recursos serão aplicados na fase inicial de infraestrutura da futura área industrial. A iniciativa pretende consolidar Cachoeiro como hub de inovação, tecnologia e negócios, ampliando as possibilidades de parcerias entre setor público e privado.
Negociação
Um fundo internacional negocia a criação de um distrito empresarial em Pacotuba, Cachoeiro de Itapemirim, em uma área de cerca de 2,5 milhões de metros quadrados.
O terreno é um dos destinos possíveis para 500 lotes industriais ofertados pela prefeitura. O projeto prevê a implantação de um polo logístico voltado à atração de grandes empresas de e-commerce e companhias internacionais.
O nome do fundo não foi divulgado. Atualmente, a empresa tem reunido comprovações de interesse de outras companhias para validar a viabilidade do projeto. O prazo, inicialmente até 15 de janeiro, foi prorrogado pela prefeitura.
Avaliação do setor produtivo
O setor de rochas ornamentais avalia positivamente a iniciativa, com a expectativa de que o investimento atraia novas empresas e fomente a atividade econômica.
Para o setor de rochas, o projeto contribui para a diversificação econômica do Sul do Espírito Santo, hoje fortemente dependente da atividade de rochas.
Outro terreno
35 empresas que já demonstraram interesse em se instalar no local, dos setores do granito, logística, construção civil, pré-moldados, alimentos e têxtil, podem ganhar outro terreno caso se concretize o investimento.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários