Crianças são esquecidas pelo pai em posto de gasolina no Noroeste do ES
Segundo o conselho tutelar, família fazia uma uma viagem entre os estados de Minas Gerais e Bahia
Escute essa reportagem
A imagem de duas crianças sentadas aparentemente sozinhas em um posto de gasolina da cidade de Baixo Guandu, no Noroeste do Espírito Santo, circulou nas redes sociais no início desta semana. Segundo informações iniciais, as meninas teriam sido deixadas no local por um motorista que abasteceu no estabelecimento — no entanto, a possibilidade de abandono foi desmentida pela Secretaria de Comunicação do município.
Procurada pela reportagem da TV Tribuna/Band, a Secretaria de Assistência Social informou, por meio de nota, que o incidente ocorreu no final da tarde de segunda-feira (20), após as duas crianças serem momentaneamente esquecidas pelo pai.
A família, que realizava uma viagem entre os estados de Minas Gerais e Bahia, fez uma parada no posto de combustível na cidade de Baixo Guandu para abastecer e utilizar o banheiro. "Ao retornar ao veículo, ele acreditou que as crianças, que estavam cobertas por cobertores e travesseiros no banco traseiro, já haviam ido ao banheiro e estariam dormindo. Sem perceber a ausência delas, ele seguiu viagem", explicou a secretaria.
Ainda segundo a pasta, o homem notou que as crianças não estavam no veículo ao chegar na cidade de Colatina, que fica a quase 50 quilômetros de distância. "Imediatamente, retornou à cidade de Baixo Guandu para buscá-las. Ao chegar, procurou a Polícia Militar, que informou que as crianças já estavam sob os cuidados do Conselho Tutelar. Todos os procedimentos necessários para esclarecer os fatos foram devidamente realizados", destacou a nota.
Em depoimento, o pai informou que as crianças estavam passando as férias sob sua guarda e que a viagem era para levá-las de volta à casa da mãe, que fica no estado da Bahia. Após os esclarecimentos, as crianças e o pai foram liberados para seguir viagem.
"A secretária de Assistência Social, Gleiciane Firme, relatou que o Conselho Tutelar entrou em contato com a mãe das crianças, que demonstrou extrema preocupação, mas destacou que o pai é conhecido por ser uma pessoa muito responsável. A Secretaria de Assistência Social segue monitorando a situação e prestando todo o apoio necessário para garantir que as crianças retornem em segurança ao lar materno", concluiu a pasta.
Comentários