X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Região Sul do ES vai ter teleconsultas com 11 especialidades médicas

Serviço vai funcionar a partir de 11 de fevereiro, em Cachoeiro, e busca reduzir filas, garantindo o acesso à atenção especializada pelo SUS


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Região Sul do ES vai ter teleconsultas com 11 especialidades médicas
O serviço, inicialmente, vai atender 11 municípios: objetivo é expandir a teleconsulta em outras 15 cidades da região Sul |  Foto: Divulgação/ Prefeitura de Cachoeiro

A partir do dia 11 de fevereiro, o serviço de telemedicina começa a operar em Cachoeiro de Itapemirim, no Centro Municipal de Saúde, garantindo acesso à atenção especializada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa busca reduzir as filas para consultas com especialistas em 11 áreas médicas na região Sul do Espírito Santo.

As especialidades ofertadas incluem cardiologia, endocrinologia, endocrinologia pediátrica, nefrologia, ortopedia, ortopedia pediátrica, psiquiatria, psiquiatria pediátrica, reumatologia, urologia e urologia pediátrica.

Inicialmente, o serviço atenderá 11 municípios: Alfredo Chaves, Anchieta, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Iconha, Mimoso do Sul, Muqui, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul e Vargem Alta.

Já está em andamento o planejamento para expandir a teleconsulta em outras 15 cidades do Sul do Estado. Os pacientes contemplados serão aqueles inseridos no Sistema de Regulação Ambulatorial.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, durante evento realizado ontem na sede da Secretaria de Saúde de Cachoeiro. Na ocasião, Hoffmann conduziu uma simulação de teleconsulta com o psiquiatra Valdir Campos, que fez a videoconferência de Vila Velha.

“Estamos iniciando essa implementação importante no Sul do Estado, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos usuários do SUS. Com isso, pacientes não precisarão se deslocar para outras regiões em busca de especialidades que, agora, estão mais próximas de seus domicílios”, disse o secretário.

A solenidade contou com a presença dos deputados estaduais Allan Ferreira e Bruno Rezende, do promotor Itamar Ávila Ramos, de vereadores, servidores públicos e outros convidados.

Para a secretária de Saúde de Cachoeiro, Renata Fiório, o serviço atende a uma antiga demanda da população. Ela ressaltou que o Centro Municipal de Saúde foi escolhido como sede por ser referência na região. “Com essa tecnologia chegando ao Centro Municipal de Saúde, a população vai economizar tempo, dinheiro e não precisa enfrentar tanto desgaste nas filas”.

SAIBA MAIS

Cidades contempladas

> Alfredo Chaves, Anchieta, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Iconha, Mimoso do Sul, Muqui, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul e Vargem Alta.

O que é o Sistema de Regulação Ambulatorial?

> É uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Saúde para organizar e otimizar o acesso a consultas, exames e procedimentos especializados ofertados no Sistema Único de Saúde (SUS).

> Funciona como um sistema integrado que conecta unidades de saúde básicas, centros especializados e hospitais, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma eficiente e justa.

Como acessar o sistema?

> O primeiro passo é procurar a UBS ou a Estratégia Saúde da Família (ESF) mais próxima de sua residência. É o médico quem formaliza a solicitação no sistema.

Fonte: Sesa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: