X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Capixaba premiada com filme sobre o câncer do pai

Liza Gomes acaba de ser selecionada para o Festival de Cannes, dentro do Short Film Corner, com o curta “Bodas de Ouro”


Imagem ilustrativa da imagem Capixaba premiada com filme sobre o câncer do pai
Liza Gomes entre os pais, José Davino Gomes e Geuza Noia: curta mostra cerimônia de Bodas de Ouro do casal |  Foto: Acervo pessoal

O curta-metragem “Bodas de Ouro”, que narra a luta contra um câncer raro do pai da atriz capixaba Liza Gomes, acaba de ser selecionado para o Festival de Cannes dentro do Short Film Corner.

A produção, que foi gravada em novembro do ano passado no Rio de Janeiro com atores profissionais, mostra a história vivida por seus pais, José Davino Gomes e Geuza Noia, que casaram-se novamente após 50 anos de matrimônio enquanto estava abalados com a notícia do linfoma não Hodgkin dele.

“Tinha muitas memórias, vídeos do meu pai, que faleceu em julho de 2022. E esse curta foi uma forma de transformar minha dor em criação. Isso representou uma cura e a eternização do amor dos meus pais e da nossa família”, afirmou Liza.

Capixaba de Iúna, Liza contou que escreveu e dirigiu a trama e que a ideia surgiu após o trabalho de conclusão para o curso de pós-graduação Direção em TV para teledramaturgia, na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), no Rio de Janeiro.

Imagem ilustrativa da imagem Capixaba premiada com filme sobre o câncer do pai
Cena do filme “Bodas de Ouro” com os atores Debora Olivieri e Raymundo de Souza interpretando os pais da diretora |  Foto: Reprodução de vídeo

“Foi filmado no Rio de Janeiro, em uma casa grande com estilo colonial e um jardim grande com piscina, no bairro de Laranjeiras. Filmamos nos dias 14 e 15 de novembro. Tinha um ano e três meses depois da partida do meu pai. Eu escrevi 14 tratamentos do roteiro, chorava muito todas as vezes que reescrevia, porque eram as minhas memórias e a história de amor dos meus pais que ia escrevendo através de fotos, lembranças minhas e vídeo dele pedindo ela em casamento”.

A atriz capixaba revelou também que para poder custear a produção do curta-metragem, usou dinheiro de suas economias.

“Como eu investi nas filmagens, eu só tinha verba para filmar dois dias. No primeiro dia filmamos 12 horas seguidas e no segundo dia, 18 horas. Estava com uma equipe muito boa e os atores eram excelentes. Tudo correu muito bem, parecia que éramos uma família no set, todo mundo trabalhando para fazer um bom filme. Foi bem emocionante”.

“Bodas de Ouro” só pode ser visto em festivais, e traz a trajetória de Cláudio, personagem fictício, inspirado no pai de Liza e interpretado pelo ator Raymundo de Souza. O protagonista sonha em renovar seus votos de 50 anos de casamento com a esposa, vivida pela atriz Débora Olivieri. O Festival de Cannes acontece entre 19 e 22 de maio. Os curtas que participam do Short Film Corner passam por uma seleção e são assistidos por possíveis compradores.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: