Cirurgia de catarata de graça em Ibatiba
Segundo a prefeitura, foram realizadas 20 cirurgias, entre elas de catarata e de pterígio
Escute essa reportagem
Começaram no sábado (09) as primeiras cirurgias oftalmológicas de alta complexidade no Hospital Público Municipal da Terra dos Tropeiros, em Ibatiba, na região do Caparaó.
Conforme informações da prefeitura, foram realizadas 20 cirurgias, entre elas de catarata e de pterígio (membrana transparente que recobre a parte branca do olho), gratuitas.
O prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, reforçou que a especialidade não era ofertada pelo serviço de saúde no município. “Um marco nestes 42 anos de emancipação política da Terra dos Tropeiros. Um investimento que reúne diversas parcerias para garantir mais atendimentos nesta unidade hospitalar tão importante para o nosso município”, declarou.
“Todos foram atendidos diretamente no hospital e receberam o encaminhamento médico. Vamos atender os pacientes que estão na fila de espera do SUS, na faixa etária de jovens, adultos e idosos”, enfatizou.
Secretário municipal de Saúde de Ibatiba, Marcos De Paula Pereira explicou que esses atendimentos cirúrgicos estão sendo viabilizados para a obtenção de uma melhor qualidade no estilo de vida da população.
“Estamos garantindo o tratamento adequado na saúde ocular por meio cirúrgico para a população ibatibense. No primeiro dia de cirurgias, um médico anestesista, um instrumentador e o médico-cirurgião oftalmologista integraram a equipe responsável pelos procedimentos cirúrgicos”, ressaltou.
Marcos De Paula informou também que o Hospital Público Municipal da Terra dos Tropeiros passou a funcionar em outubro de 2022, nas mesmas instalações do Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Penha.
“Na época, recebemos uma equipe da Secretaria de Estado e junto com a nossa equipe da Saúde definimos já o início dos atendimentos de urgência e emergência e internações. E até hoje estamos trabalhando para atendimentos de obstetrícia, tornando o espaço completo para a nossa região”.
O secretário de Saúde frisou ainda a participação da população. “Gratidão a todos os colaboradores e equipe do hospital, que nos ajudam no processo de proporcionar serviços de qualidade”.
Comentários