Reformas de orlas vão criar mais rotas turísticas na Grande Vitória
As intervenções a beira-mar na Grande Vitória incluem áreas de lazer, calçadões, ciclovias, jardins e espaços de convivência
Com novas orlas, cidades da Grande Vitória vão possibilitar a criação de mais rotas turísticas, ampliando as opções de lazer, cultura e gastronomia, além de aproximar a população do mar. As intervenções incluem novos calçadões, ciclovias, jardins e espaços de convivência.
Em Vitória, o cenário inclui restaurantes, rampas para embarcações, píeres de pesca e atracação, além de uma nova ponte para pedestres e ciclistas.
O prefeito Lorenzo Pazolini destaca que os efeitos positivos já estão sendo verificados na Grande São Pedro, e o projeto agora avança para integrar outros bairros e criar um grande corredor urbano.
“A orla se transformou em um polo turístico, gastronômico e cultural, atraindo visitantes e turistas do Espírito Santo e do Brasil. O objetivo é conectar e integrar a cidade”.
Outro eixo é a reurbanização da avenida Beira-Mar, no Centro, cuja proposta é tornar a via um espaço de convivência e contemplação. “A Beira-Mar deixa de ser uma via de passagem e passa a ser um ponto turístico”, afirmou o prefeito.
Em Vila Velha, a expectativa é de que o município conecte os 34 quilômetros de orla. Segundo a secretária municipal de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, a primeira fase já foi iniciada.
“Já entregamos a Ponte da Madalena, que permitiu a conexão da orla de Itaparica até a Barra do Jucu. Agora, o município avança para a etapa de urbanização em Nova Ponta da Fruta, com drenagem, pavimentação e ciclovia”, detalhou.
A primeira fase da obra compreende o percurso entre Nova Ponta da Fruta e o bairro Interlagos. A entrega será feita de forma gradual, com perspectiva de que, até o primeiro semestre de 2026, o trecho de Nova Ponta da Fruta já esteja totalmente urbanizado.
Em uma segunda etapa, está prevista a urbanização do trecho entre Interlagos e Barra do Jucu. A meta é concluir toda a orla até 2028. “Todo mundo fala que Vila Velha é uma cidade turística, mas ela não se tornará turística se não for boa primeiro para quem mora aqui”, concluiu Menara.
Na Serra, o prefeito Weverson Meireles destacou que as novas orlas de São Francisco e Castelândia já se encontram em processo de licitação, enquanto a urbanização da orla de Nova Almeida está em fase de elaboração do projeto.
“Estamos executando um conjunto de obras, melhorias e serviços de manutenção ao longo das orlas, com o objetivo de assegurar mais conforto, segurança e qualidade aos moradores e visitantes”.
Saiba mais
Vitória
São Pedro
- A nova orla de São Pedro promove uma revolução urbana e arquitetônica na região. O trecho do calçadão da orla dos bairros Ilha das Caieiras e Santo André foi concluído, com intervenções em 1.160 metros de extensão.
- Nesse trecho, foram construídos estacionamento, paisagismo, passeio contínuo com calçada, ciclovia, decks, arquibancadas alagáveis, rampas e cinco atracadouros.
- Serão construídos o Centro de Pescado, anexo do Museu do Pescador, a Praça do Caboré (com queimadores de mariscos), área de manutenção de barcos, praça da quadra e Rua Viva.
2ª etapa
- Já foi entregue o primeiro trecho da ciclopassarela que vai interligar os bairros Santo André, Redenção, Nova Palestina e Resistência, além da escadaria de acesso ao bairro Resistência a partir da orla do mangue.
- Com 800 metros de extensão, iluminação e guarda-corpo, a ciclopassarela integra a 2ª etapa da reurbanização da orla da Grande São Pedro (Orla 1B).
Outras orlas
- Foram iniciadas as obras do Canal de Camburi e na orla de Andorinhas e Santa Luiza, criando novos espaços de esportes, lazer e entretenimento.
- Em breve, serão iniciadas as obras de reurbanização da orla da Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes.
- Canal de Camburi: o projeto compreende o trecho entre a ponte Governador Carlos Lindenberg (Ponte da Passagem) e as pontes Ceciliano Abel de Almeida e Petrônio Portela, popularmente chamadas de Ponte de Camburi.
- Os bairros Praia do Canto, Barro Vermelho, Santa Luíza e Pontal de Camburi serão beneficiados com uma nova orla, que contará com marina, atracadouros, quiosques, restaurantes, passarelas e uma travessia sobre o canal
- Orla de Andorinhas, com 25% das obras concluídas, abrange uma área de 47 mil m e inclui os bairros Santa Luiza e Pontal de Camburi.
- Nesta área haverá via carroçável compartilhada, deques ao longo da orla, rampas para subida de barcos, arquibancadas alagáveis, atracadouros, guarderia de barcos sob a ponte, equipamentos de lazer e esportes.
Avenida Beira-Mar
- Serão remodelados 4,2 quilômetros entre o Porto de Vitória, no Centro da cidade, até as proximidades do Hortomercado, na Enseada do Suá.
- O anteprojeto prevê a implantação de playground para crianças, academia popular, deques que se estendem sobre a margem d'água, ampliação das calçadas e distribuição de mobiliário urbano, criando espaços de contemplação ao longo de todo o percurso.
Vila Velha
Interligação da orla
- O município trabalha na interligação e urbanização de cerca de 34 quilômetros de orla, da Praia da Costa até Nova Ponta da Fruta, no limite com Guarapari.
- A Ponte da Madalena foi o marco inicial dessa conexão e já se tornou um ponto turístico.
- Atualmente, estão em andamento as obras entre Nova Ponta da Fruta e Interlagos, com implantação de drenagem, pavimentação, calçadão, ciclovia, iluminação e áreas de lazer.
- A primeira fase da obra compreende o percurso entre Nova Ponta da Fruta e o bairro Interlagos. A entrega será feita de forma gradual.
- A perspectiva é concluir a drenagem e a pavimentação até abril de 2026. Depois, serão feitos o calçadão, a ciclovia, os parquinhos e toda a urbanização do trecho.
- Em uma segunda etapa, o projeto prevê a urbanização do trecho entre Interlagos e Barra do Jucu.
- A meta é concluir 100% da conexão da orla até 2028.
Serra
- As novas orlas de São Francisco e Castelândia já se encontram em processo de licitação, enquanto a urbanização da orla de Nova Almeida está em fase de elaboração do projeto.
- No fim do ano passado, foi entregue a orla de Jacaraípe, ampliando as opções de lazer e convivência para a população.
- As ações visam preparar esses espaços para receber o aumento no fluxo de pessoas, valorizando o lazer, o turismo e o uso adequado das áreas públicas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários