X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Quais as dicas de especialistas para fazer uma boa faxina?

Não deixar as tarefas acumularem é o segredo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Quais as dicas de especialistas para fazer uma boa faxina?
O dentista Diorgillis Henrique Silva costuma manter sua casa organizada com “limpezas de manutenção” |  Foto: Heytor Gonçalves / AT

Quando a desorganização toma conta do lar, não adianta se desesperar e tentar arrumar tudo de uma vez. Erros de organização prejudicam a rotina de cuidados da casa e podem, até mesmo, tornar a tarefa mais árdua e distante dos hábitos familiares, alertam especialistas.

A dificuldade de todos em construir planejamentos de limpeza eficazes é tanta que o influenciador capixaba Humberto Celanti encontrou até um nicho de mercado digital: a limpeza. Com mais de 140 mil seguidores, o influenciador aponta erros que dificultam as tarefas domésticas.

Veja mais notícias sobre Cidades aqui

O especialista conta que é comum o relato de famílias que acumulam bagunça, o que ele aponta como o principal erro de limpeza e organização de um lar.

“O principal erro é o de esperar a casa virar um caos para tomar a iniciativa. Dessa forma, a bagunça e a sujeira se acumulam, e isso começa a interferir no bem-estar do morador, pois o ambiente assim não proporciona bem-estar. Muito pelo contrário: a desorganização causa ansiedade e estresse”.

A personal organizer Carol Busatto conta que existem diversos estudos científicos que comprovam que viver em desordem implica em baixa produtividade, aumento dos conflitos e procrastinação.

Muitas vezes, há uma consciência dos erros de organização e de limpeza, mas ela não é suficiente para causar uma mudança. Para a especialista, o segredo é construir hábitos e encaixá-los de forma natural à rotina.

“Da mesma maneira que implantamos um hábito ruim, podemos implantar um novo hábito bom em seu lugar. Se você não sabe como planejar as tarefas domésticas, busque por um profissional que é especialista no assunto”.

Manter o ambiente limpo e organizado é o segredo do dentista Diorgillis Henrique Silva, de 29 anos, para ter um descanso de maior qualidade e melhorar o desempenho profissional no expediente do consultório.

Ele conta que para manter a faxina semanal menos árdua, costuma fazer limpezas de “manutenção” ao longo dos dias, geralmente às terças-feiras.

Uma dificuldade enfrentada pelo dentista é, contudo, limpar as janelas do apartamento. Ainda assim, ele enfrenta a tarefa e relata benefícios de ter um plano de limpeza para a casa.

Três horas semanais de faxina

Imagem ilustrativa da imagem Quais as dicas de especialistas para fazer uma boa faxina?
Vinicius de Azevedo Andrich, de 38 anos |  Foto: Gustavo Forattini/AT

O bancário Vinicius de Azevedo Andrich, de 38 anos, mora sozinho e faz a gestão da limpeza e da organização da casa por meio de um plano semanal. Ele gasta, pelo menos, três horas semanais com uma faxina e, nos dias da semana, cuida para manter a limpeza do ambiente.

Não deixar as tarefas acumularem é o segredo. “Não consigo me ver em uma casa bagunçada. Por mais que tenhamos uma ‘baguncinha controlada’, me organizo com um plano de limpeza e de organização”.

Erros da limpeza

Escolha uma boa vassoura

Escolher produtos ruins

Produtos de má qualidade comprometem a limpeza adequada do lar e, além disso, aumentam o esforço e o tempo investidos nas tarefas domésticas. Por mais que alguns produtos sejam financeiramente mais acessíveis, avalie o custo-benefício.

Não ter um plano de limpeza

Realizar as tarefas sem saber por onde começar pode tornar a limpeza mais árdua e cansativa. Além disso, o hábito pode provocar o acúmulo de sujeira e prejudicar os objetos, os espaços e até mesmo a saúde.

Deixar acumular tarefas

Outro hábito de risco para a proliferação de sujeira é acumular tarefas domésticas. Em vez de lavar a louça quando os talheres e panelas estiverem todos sujos, opte por evitar deixar a louça suja na pia, por exemplo. A regra vale para todos os ambientes da casa

Começar a limpeza pelo chão

A limpeza deve começar de cima para baixo. Caso a comece pelo chão, ao chegar aos móveis e às paredes, por exemplo, o chão receberá sujeira novamente.

Limpar com pressa

A rotina é atarefada e, às vezes, falta tempo para realizar a limpeza. Diariamente, não há como dedicar muito tempo para a limpeza, mas nunca faça a faxina geral com pressa. Isso compromete a qualidade do trabalho .

Não escolher uma boa vassoura

Uma vassoura de má qualidade apenas espalha a sujeira. Opte por vassoura adequadas ao tipo de piso da casa. Uma vassoura ruim aumentará o tempo de trabalho na faxina.

Misturar louças

Não misture os itens engordurados com itens apenas sujos. Opte por separá-los e limpe primeiro a louça sem gordura. Caso contrário, mesmo depois de lavá-la, será possível que as peças permaneçam gordurosas.

Deixar restos de alimentos na pia

Evite o desperdício de comida, mas, caso sobre algo que não será consumido no prato ou na panela, opte por descartar corretamente. Deixar restos de alimentos na pia pode atrair animais indesejados.

Não limpar a máquina de lavar

A máquina de lavar, quando suja, pode sujar ainda mais as roupas. Verifique se o eletrodoméstico está sujo e faça uma limpeza.

Não fazer manutenção da limpeza

Por mais que seja feita uma faxina semanal, é preciso manter a casa limpa do dia a dia. Faça uma manutenção da limpeza.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: