Azul suspende voos diretos entre Vitória e Rio de Janeiro
Decisão, de acordo com a companhia, se deve à restrições de capacidade operacional
Escute essa reportagem
A Azul Linhas Aéreas vai suspender os voos diretos entre Vitória e o Rio de Janeiro a partir de domingo (01). A decisão, de acordo com a companhia, se deve às restrições de capacidade operacional impostas pelo Conselho de Aviação Civil (Conac), ente ligado ao governo federal.
Os municípios de Campos de Goytacazes (RJ), Florianópolis (SC), Maceió (AL) e Porto Seguro (BA), além de Brasília (DF), também perderão voos diretos da empresa no aeroporto.
Com isso, a companhia deixa de operar voos diretos entre Vitória e o Rio de Janeiro, uma vez que esse tipo de itinerário não é ofertado no Galeão. Pelo site, é possível observar conexões em Belo Horizonte e São Paulo, por exemplo.
Segundo a empresa, os clientes com passagens adquiridas para as rotas suspensas estão sendo informados e receberão toda a assistência necessária, de acordo com a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), sendo reacomodados em outros voos da empresa ou terão o ressarcimento integral do valor pago pelo bilhete.
A medida tem como intuito limitar a circulação de pessoas, com uma capacidade máxima de 10 milhões de passageiros por ano, segundo informações do jornal O Globo. Serão implantadas áreas de escape na pista do aeroporto, visando a segurança operacional dos voos, levando em conta que o Santos Dumont é limitado, geograficamente, pela Baía de Guanabara.
Outros voos irão migrar gradualmente para o Aeroporto Internacional do Galeão, na zona norte da capital carioca. Até dezembro, haverá uma oferta menor de voos, quando se considera a soma dos dois aeroportos, ainda que o número de destinos se mantenha mais ou menos o mesmo.
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), neste mês de setembro, o Rio tinha voos para 46 destinos, num total de 6.930 decolagens. A partir de outubro, serão 48 locais, com 6.382 decolagens previstas. Esse fluxo vai aumentando gradualmente e, pela previsão atual das empresas aéreas informadas à Anac, serão 6.604 decolagens em dezembro, ainda assim, uma redução de 5% ante o número de partidas de setembro.
Mudança
> Com as restrições impostas pelo governo federal na circulação de passageiros e itinerários no Aeroporto Santos Dumont a partir de domingo, algumas companhias aéreas precisarão fazer alterações.
> A Azul Linhas Aéreas anunciou que os voos diretos entre Vitória e Rio de Janeiro, partindo do Aeroporto Santos Dumont, deixarão de ser operados. Com isso, a companhia passa a ofertar apenas voos com conexão.
> Segundo o governo federal, as operações no aeroporto passarão a ser planejadas observando um critério geográfico a distância máxima de 400 quilômetros de seu destino ou origem.
> Com isso, o aeroporto só poderá manter rotas para São Paulo e Belo Horizonte. O Santos Dumont não irá manter operações com aeroportos internacionais, como Guarulhos e Confins, por exemplo.
> A Gol Linhas Aéreas informou que o Santos Dumont terá 49 pousos e decolagens da empresa. O aeroporto terá frequências para Belo Horizonte/Confins (CNF), Brasília (BSB), Guarulhos (GRU), Goiânia (GYN), Salvador (SSA), São Paulo/Congonhas (CGH) e Vitória (VIX).
Fonte: Governo Federal e site O Globo
Comentários