X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Azul suspende voos diretos entre Vitória e Rio de Janeiro

Decisão, de acordo com a companhia, se deve à restrições de capacidade operacional


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Azul suspende voos diretos entre Vitória e Rio de Janeiro
Aeroporto de Vitória: Azul vai suspender os voos entre Vitória e Rio de Janeiro a partir deste domingo |  Foto: Reprodução / Instagram

A Azul Linhas Aéreas vai suspender os voos diretos entre Vitória e o Rio de Janeiro a partir de domingo (01). A decisão, de acordo com a companhia, se deve às restrições de capacidade operacional impostas pelo Conselho de Aviação Civil (Conac), ente ligado ao governo federal.

Os municípios de Campos de Goytacazes (RJ), Florianópolis (SC), Maceió (AL) e Porto Seguro (BA), além de Brasília (DF), também perderão voos diretos da empresa no aeroporto.

Com isso, a companhia deixa de operar voos diretos entre Vitória e o Rio de Janeiro, uma vez que esse tipo de itinerário não é ofertado no Galeão. Pelo site, é possível observar conexões em Belo Horizonte e São Paulo, por exemplo.

Segundo a empresa, os clientes com passagens adquiridas para as rotas suspensas estão sendo informados e receberão toda a assistência necessária, de acordo com a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), sendo reacomodados em outros voos da empresa ou terão o ressarcimento integral do valor pago pelo bilhete.

A medida tem como intuito limitar a circulação de pessoas, com uma capacidade máxima de 10 milhões de passageiros por ano, segundo informações do jornal O Globo. Serão implantadas áreas de escape na pista do aeroporto, visando a segurança operacional dos voos, levando em conta que o Santos Dumont é limitado, geograficamente, pela Baía de Guanabara.

Outros voos irão migrar gradualmente para o Aeroporto Internacional do Galeão, na zona norte da capital carioca. Até dezembro, haverá uma oferta menor de voos, quando se considera a soma dos dois aeroportos, ainda que o número de destinos se mantenha mais ou menos o mesmo.

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), neste mês de setembro, o Rio tinha voos para 46 destinos, num total de 6.930 decolagens. A partir de outubro, serão 48 locais, com 6.382 decolagens previstas. Esse fluxo vai aumentando gradualmente e, pela previsão atual das empresas aéreas informadas à Anac, serão 6.604 decolagens em dezembro, ainda assim, uma redução de 5% ante o número de partidas de setembro.


Mudança

> Com as restrições impostas pelo governo federal na circulação de passageiros e itinerários no Aeroporto Santos Dumont a partir de domingo, algumas companhias aéreas precisarão fazer alterações.

> A Azul Linhas Aéreas anunciou que os voos diretos entre Vitória e Rio de Janeiro, partindo do Aeroporto Santos Dumont, deixarão de ser operados. Com isso, a companhia passa a ofertar apenas voos com conexão.

> Segundo o governo federal, as operações no aeroporto passarão a ser planejadas observando um critério geográfico a distância máxima de 400 quilômetros de seu destino ou origem.

> Com isso, o aeroporto só poderá manter rotas para São Paulo e Belo Horizonte. O Santos Dumont não irá manter operações com aeroportos internacionais, como Guarulhos e Confins, por exemplo.

> A Gol Linhas Aéreas informou que o Santos Dumont terá 49 pousos e decolagens da empresa. O aeroporto terá frequências para Belo Horizonte/Confins (CNF), Brasília (BSB), Guarulhos (GRU), Goiânia (GYN), Salvador (SSA), São Paulo/Congonhas (CGH) e Vitória (VIX).

Fonte: Governo Federal e site O Globo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: