Programa de formação na Atenção Primária à Saúde abre edital com 43 vagas
Inscrições podem ser feitas até o dia 24 de janeiro. Haverá cadastro de reserva.
Escute essa reportagem
A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), abriu um processo seletivo simplificado para a formação de médicos no Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS). São 43 vagas distribuídas em 35 municípios do Espírito Santo, além do cadastro de reserva em algumas cidades.
As inscrições seguem abertas até o dia 24 de janeiro pelo site do instituto. O edital pode ser consultado no mesmo local.
Negros e indígenas terão 20% das vagas reservadas, conforme definido pela Lei Estadual nº 12.010, de 21 de dezembro de 2023.
As vagas são destinadas à Formação pelo Componente de Provimento e Fixação de Profissionais, que faz parte do Qualifica-APS, para a formação na área de Saúde da Família/Atenção Primária à Saúde (APS). O valor das bolsas pode chegar a R$ 15 mil e o curso tem quatro anos de duração.
Qualifica-APS
O Qualifica-APS é um programa que tem como objetivo promover a cooperação entre Estado e municípios na formação de profissionais na Atenção Primária.
O programa tem como diferencial o uso de metodologias inovadoras de ensino, os estímulos à pesquisa - aplicadas a Sistema Unico de Saúde (SUS) - e a diminuição da carência de profissionais em regiões de difícil fixação.
Comentários