X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Motorista come manga do chão e é diagnosticado com leptospirose

Os médicos só descobriram a doença após mais de 1 semana


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Motorista come manga do chão e é diagnosticado com leptospirose
|  Foto: Acervo pessoal

Um motorista de carreta, de 53 anos, internado em estado grave com leptospirose, contou que começou a se sentir muito mal após comer uma manga do chão. O homem descascou a fruta com a boca, sem lavar. As informações são do site G1.

O episódio aconteceu no dia 7 de dezembro, quando Roberto Luiz voltava de Santos, no litoral paulista. Dois dias depois, já em casa, o homem apresentou sintomas como febre e dores musculares.

No dia 12 de dezembro, o caminhoneiro precisou retornar ao trabalho. Durante a viagem, colegas levaram o motorista ao hospital, pois, segundo ele, "não estava se aguentando em pé". O homem foi medicado e liberado. 

Roberto repetiu os exames em outro hospital e obteve os mesmos resultados, mas os sintomas só pioravam.

“Meu caso começou a ficar muito grave. Porque eles [médicos] não estavam entendendo o que estava acontecendo. Eu [estava] com dor no corpo inteiro. Você não conseguia encostar em mim. É dor intensa o tempo todo”.

Descoberta da doença

Roberto foi transferido para a Santa Casa de Santos no dia 16 de dezembro. Com o quadro piorando, um médico questionou se ele havia caído em uma enchente ou bebido em latinhas. Ao se recordar do episódio com a manga, o diagnóstico ficou mais próximo.

O motorista chegou a ouvir que não se recuperaria, pois, até esse momento, o quadro só piorava. Um residente do hospital em que ele estava chegou a dizer: “Teu fígado parou, teus rins pararam. Tu quer saber mais o quê? Teus órgãos estão parando. Ué, cara, não tem o que falar para ti. Não tem o que te passar de melhor, não tem mais o que fazer”.

O caso de Roberto evoluiu para a Síndrome de Weil, manifestação mais grave da doença. Na maioria dos casos, os pacientes ficam com a pele alaranjada, hemorragia e insuficiência renal. 

O homem precisou realizar algumas sessões de hemodiálise, mas os médicos estavam desacreditados. 

Recuperação

O motorista teve significativa melhora no dia 21 de dezembro. Ele recebeu alta em pleno Natal. O motorista não tem dúvidas de que está vivo pela fé que colocaram na recuperação: “Foi Deus”. 

Leptospirose

De acordo com o Ministério da Saúde, a leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria presente na urina de ratos e outros animais. Ela é transmitida ao ser humano principalmente nas enchentes, quando a água contaminada sobe de esgotos e bueiros.

Os sintomas são parecidos com os de outras enfermidades, como a gripe e a dengue, que também apresentam febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, vômito, diarreia e tosse. Nos casos mais graves, é necessária internação hospitalar.

A prevenção está diretamente ligada a medidas de saneamento básico, além de evitar contato com água ou lama de enchentes e inundações. Para combater a presença de ratos, outra precaução é o acondicionamento e destino adequado de lixo e armazenamento correto de alimentos.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: