Novas escolas com mais de 600 vagas na região Serrana do ES
Oportunidades são para 300 crianças de Alfredo Chaves, 300 de Marechal Floriano, além de 40 vagas em Domingos Martins
Escute essa reportagem
Na Região Serrana do Estado, a construção de creches e escolas vai oferecer mais de 600 vagas para alunos de três municípios.
Em Alfredo Chaves, por exemplo, cerca de 300 crianças já iniciarão o ano letivo no novo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) José de Anchieta, no bairro Santa Terezinha, em dois turnos.
Com uma metragem de 2.720,67 m, a escola contará com sistema de geração de energia fotovoltaica, cinco rampas para crianças com necessidades especiais, banheiros, lavanderia, despensa, recepção e almoxarifado, 10 salas de atividades, de artes, sala de professores, refeitório e pátio.
A servidora pública Raquel Vaneli, 47 anos, é mãe da Rebeca Vaneli Santana, de 5, que vai estudar no novo espaço escolar. Para ela, a obra representa uma conquista para a população. “É uma grande conquista para nossas crianças. O lugar é lindo e amplo”.
Em Marechal Floriano, dois estabelecimentos de ensino serão construídos no Trevo de Paraju, com capacidade de atender 150 crianças, e em Victor Hugo, comportando também 150 crianças.
O início das obras está previsto para o primeiro trimestre deste ano, e os novos centros municipais de educação infantil (Cmeis) atenderão alunos com idades entre 4 meses e 5 anos.
De acordo com informações da prefeitura, as verbas destinadas para as duas construções são provenientes do governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil no Espírito Santo (Funpaes), e também de recursos próprios. A previsão é que as escolas fiquem prontas e comecem a funcionar até março de 2025.
Para o prefeito de Marechal Floriano, Cacau Lorenzoni, a educação deve ser um dos pilares do poder público.
“O compromisso com a população deve proporcionar cada vez mais investimentos na educação, ofertando um ensino de qualidade para os nossos cidadãos”.
Em Domingos Martins, as obras para a construção do Centro Municipal Soído, localizado na sede do município, já começaram há um ano. Trata-se de uma reivindicação antiga dos moradores, segundo a prefeitura.
A unidade de ensino deve ser entregue à população ainda neste ano e vai atender cerca de 40 alunos, inicialmente com idades entre 4 e 11 anos, na educação infantil e ensino fundamental I, em tempo integral.
Comentários