Primeira etapa do Cais da Artes será entregue até o fim do ano
Essa é a previsão do governo do Estado para a conclusão das obras do museu, que receberá primeiras atividades culturais no início do ano que vem
Escute essa reportagem

Uma obra que se arrastou ao longo de 15 anos finalmente deverá ser entregue à população capixaba até o final deste ano. Essa é a previsão do governo estadual para a conclusão da primeira etapa do Cais das Artes, localizado na Enseada do Suá, em Vitória.
De acordo com o governador Renato Casagrande, o museu do Cais das Artes será entregue até dezembro.
A expectativa é que o espaço, que promete ser um dos mais importantes equipamentos culturais do Brasil, inicie suas atividades culturais no começo de 2026.
O espaço, com uma infraestrutura robusta e diversificada, conta com amplas salas de exposição.
Na prática, o espaço terá um auditório para seminários e encontros culturais, uma biblioteca viva que buscará integrar os visitantes à história do Espírito Santo e um café que oferecerá uma experiência gastronômica aos frequentadores.
A área externa, projetada para ser uma extensão do museu, permitirá ativações culturais ao ar livre, reforçando o conceito de um espaço aberto e democrático para a população.
Com um projeto assinado pelo renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que morreu em 2021, o museu se destaca não apenas por sua estrutura moderna e integrada à paisagem da Baía de Vitória, mas também por sua grandiosidade.

O espaço terá capacidade para receber eventos e exposições de porte nacional e internacional, colocando o Espírito Santo no circuito das grandes atrações culturais do País.
“Nós estamos fazendo um processo de contratação por meio da Organização dos Estados Ibero-Americanos, através de uma cooperação internacional para permitir que a gente possa, daqui a pouco, começar a pensar em uma programação", afirmou o governador Renato Casagrande.
O objetivo é fazer com que as atrações valorizem tanto a produção artística local quanto grandes nomes da arte brasileira e internacional.
"O objetivo é que o Cais das Artes esteja entre os cinco principais equipamentos culturais do Brasil, tanto pela programação quanto pela sua monumentalidade arquitetônica", destacou o secretário de Cultura, Fabrício Noronha.
O diretor do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), José Eustáquio Freitas, ressaltou que o cronograma está sendo rigorosamente seguido.
"Estamos chegando a 60% da obra concluída. Algumas partes tiveram que ser revisadas devido às paralisações. Uma obra que leva 15 anos para ser concluída e passa 8 anos paralisada automaticamente tem custo elevado. Mas o mais importante é que agora temos um equipamento cultural que colocará o Estado em destaque nacional e internacional”.
Com a entrega do museu, o Espírito Santo dá um passo significativo para consolidar sua posição como um polo de cultura e arte. A população capixaba poderá, enfim, usufruir desse espaço tão aguardado, que promete transformar a experiência cultural do Estado.
Teatro do Cais das Artes será concluído em 2026
Enquanto o Museu do Cais das Artes será entregue ainda este ano, o teatro do complexo tem previsão de conclusão para abril de 2026.
O espaço será um dos mais modernos do País, com infraestrutura de alto nível para receber espetáculos nacionais e internacionais, com capacidade para 1.300 espectadores.

Além da estrutura monumental, o teatro contará com um grande palco e fosso para orquestra, permitindo a realização de apresentações teatrais, óperas e concertos sinfônicos.
A versatilidade do espaço permitirá também eventos variados, como festivais de dança e shows musicais.
No térreo do teatro, os visitantes poderão desfrutar de um restaurante panorâmico com vista para a Baía de Vitória. O ambiente promete unir gastronomia e cultura, criando uma experiência completa para o público que frequentará o local.
Segundo o secretário de Cultura, Fabrício Noronha, o teatro será um dos grandes símbolos da cultura capixaba.
"Além de receber grandes espetáculos, o Cais das Artes será uma plataforma para a produção cultural do Espírito Santo, permitindo que a arte local tenha um espaço digno para se desenvolver e ser reconhecida nacionalmente", afirmou.
Além do complexo, o governo do Estado anunciou que o estacionamento, que ficará ao lado, será integrado com uma praça, com área destinada à crianças, integrando, mais uma vez, o projeto com a cidade de Vitória.
Paralisação das obras do Cais das Artes
A obra no Cais das Artes teve início em abril de 2010, porém o contrato inicial foi rescindido no ano de 2012. Após anos de paralisação, em junho de 2023, o governo do Estado e o consórcio responsável pela construção assinaram um acordo para a retomada e conclusão dos trabalhos.
"O mais importante é que a gente entregue essa obra. Foram oito anos de paralisação, mas agora estamos no caminho certo para finalizar esse equipamento tão importante", afirmou Renato Casagrande.

Assinado pelo consagrado arquiteto e urbanista capixaba Paulo Mendes da Rocha, vencedor em 2006 do Prêmio Pritzker, o maior reconhecimento da arquitetura mundial, o conjunto arquitetônico do complexo Cais das Artes é constituído por um museu, um teatro e um prédio administrativo anexo, edificados sobre uma praça aberta.
Museu
O edifício do museu possui uma área expositiva de aproximadamente 3 mil metros quadrados, distribuídas em cinco salas.
Contempla ainda um auditório para 174 lugares, uma biblioteca, salão de acolhimento, varanda e um café.
O acesso ao museu é realizado por um conjunto de dois elevadores, escadas e rampas externas que permitem a contemplação da Baía de Vitória e do Convento da Penha.
As salas expositivas contam com uma ponte rolante para movimentação de obras de arte.
Edifício anexo
Conectado ao museu por meio de passarelas metálicas, este edifício abriga as oficinas, reservas técnicas e áreas administrativas. Possui elevador de carga e escada metálica.
Teatro
Com capacidade para 1.300 espectadores, será equipado para receber eventos de grande porte, com espetáculos de teatro, ópera, dança, concerto, entre outros.
No Foyer, espaço de entrada e acolhimento do teatro, onde estão localizadas as chapelarias e as bilheterias, existe acesso aos conjuntos de elevadores e escadas, bar e área reservada aos artistas e funcionários.
A edificação conta com conjunto de quatro elevadores e escadas de concreto.
O teatro será contemplado com camarins, salas de ensaio, salas técnicas, ou seja, toda a estrutura necessária para grandes espetáculos.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários