X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Poluição: praias de Guarapari estão contaminadas por esgoto

O problema está presente nas praias do Morro, de Peracanga e de Guaibura


Ouvir

Escute essa reportagem

Durante as fortes e frequentes chuvas em Guarapari, a galeria de água pluvial que chega à Praia do Morro passa a jogar jatos de água escura, que vem acompanhada de mau cheiro. O fato levou moradores e turistas a constatarem uma triste realidade: o esgoto está chegando ao mar. 

O problema não se limita à Praia do Morro. Nas praias de Peracanga e de Guaibura, ambas na Enseada Azul, os moradores veem com frequência a água escura e com dejetos sendo jogados no mar. Não somente em dias de chuva. 

Imagem ilustrativa da imagem Poluição: praias de Guarapari estão contaminadas por esgoto
Rede Pluvial lança água contaminada com esgoto na areia e no mar da Praia do Morro, em Guarapari |  Foto: Roberta Bourguignon

“Alguns empreendimentos fizeram ligações irregulares na rede pluvial e estão contribuindo com a geração de esgoto no mar”, afirmou Sérvulo Clemont, presidente da Associação de Moradores da Enseada Azul.  

A Cesan afirmou que, somente na orla da Praia do Morro, há cerca de 70 imóveis que, mesmo tendo disponíveis a coleta e o tratamento de esgoto, não utilizam o serviço e podem estar lançando esgoto indevidamente na rede de drenagem pluvial. 

O órgão já constatou que existe esgoto ligado irregularmente na rede pluvial.  

A Cesan realizou vistoria com técnicos da prefeitura e identificou também que a água escura lançada na praia é proveniente da grande quantidade de lixo e outros resíduos das vias urbanas presentes na rede de drenagem pluvial. 

Na Praia de Guaibura, a Cesan possui rede de esgoto e já constatou ação irregular no local e informou a prefeitura, que investiga a ligação dos imóveis para chegar aos que estão irregulares. 

Na Praia de Peracanga, a rede de coleta e tratamento de esgoto está em construção, e os imóveis da região estão se conectando à rede, o que pode, segundo a Cesan, levar ao extravasamento de esgoto em vias públicas. 

Leia mais: Centenas de peixes aparecem mortos em lagoa e causas são investigadas

Multa

A multa para o morador de Guarapari que for identificado com ligação irregular de esgoto pode chegar a 20 mil IRMG, que é o Índice de Referência do Município. Isso  equivale a R$ 102.972.

O aposentado José Cardoso, de anos 63, disse que se deparar com a água com cheiro de esgoto saindo pela galeria de água é como ver o esgoto indo parar diretamente no mar. “O esgoto sai mais em dia de chuva. Sem chuva não desce a água para a praia. Vem esgoto misturado, com certeza. Pelo mau cheiro a gente percebe que é esgoto mesmo”, afirmou.

Leia mais: 

Mais de 800 mil capixabas não têm água potável

“Praia do Iate” vira novo point do verão em Vitória

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: