“Praia do Iate” vira novo point do verão em Vitória
A região, na Praia do Canto, Vitória, cresce em movimentação de moradores e turistas e deve passar por revitalização em 2023
Escute essa reportagem
As chuvas de dezembro deram uma trégua com o início do verão e, com ele, veio o tempo ensolarado nesta reta final de 2022. O sol escaldante faz com que a busca pela praia aumente e uma região em específico é tida como o novo point da estação para 2023: a “Praia do Iate”, em Vitória.
A região, que fica no bairro Praia do Canto, cresce em movimentação de moradores e turistas e deve passar por uma requalificação de seu espaço.
Segundo a secretária de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Anna Cláudia Dias Peyneau, o local tem recebido um olhar diferente dos moradores e turistas, que utilizam o espaço para atividades de lazer.
“Praias com a do Iate, Guarderia e a Curva da Jurema têm como pano de fundo as Praças dos Namorados e dos Desejos. Na do Iate, a ocupação se deu devido a um fluxo orgânico. Lá tem toda uma infraestrutura que deu esse suporte, como playgrounds, parquinhos, concessões de lanchonetes, estacionamentos e ciclovia”.
Segundo Anna Cláudia, está prevista a requalificação para a região da Praia do Iate, englobando Guarderia, Praça dos Namorados e Praça dos Desejos. O projeto está em fase de contratação e também deve contemplar a melhoria da infraestrutura esportiva e da área da feira, muito utilizada durante os finais de semana.
“Estamos contratando uma empresa para desenvolver esse projeto de melhoria de infraestrutura da região e a expectativa é de que no primeiro semestre de 2023 a gente tenha uma proposta para aquele espaço, considerando não só quem frequenta a praia, mas também quem usa toda a infraestrutura próxima”.
Além disso, existem outras propostas para garantir que os banhistas tenham a vida facilitada na Praia do Iate, bem como na própria Guarderia. Entre elas, está a instalação de um posto da Salvamar, equipe de salvamento marítimo para atendimento dos moradores e turistas que frequentam o local.
DIVERSÃO GARANTIDA PARA AS CRIANÇAS
A empresária Maria Eduarda Vanzeler, de 28 anos, é frequentadora assídua da Praia do Iate, na Praia do Canto, em Vitória, e costuma ir com as irmãs Luísa, de 17 anos, e Malu, de 4 anos. Para, ela a praia tem um grande atrativo.
“É uma praia que os pais levam as crianças e vou para lá por causa disso, pois muitas delas brincam com a minha irmã menor. É uma praia bastante familiar”.
Maria Eduarda tem lembranças da região guardadas na memória e no coração.
“Moro na Praia do Canto e frequento desde quando não era praia. A gente mora perto, é só ir reto que saímos de frente para ela. Meus pais sempre me levavam e eu brincava muito por lá”, lembrou a empresária.
QUEDA DA BALNEABILIDADE
A Praia do Iate está entre os points para 2023, no entanto, a sua balneabilidade está prejudicada por enquanto, assim como em todos os outros locais para banho em Vitória. Ao todo, são 22 pontos impróprios para banhistas.
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger, isso acontece por conta das fortes chuvas que atingiram o Estado durante os meses de novembro e dezembro.
“O volume das fortes chuvas carrega materiais orgânicos e resíduos de esgoto de galerias da rede pluvial para a orla. Além disso, houve o aumento do fluxo de água do Rio Santa Maria da Vitória, que carrega muita matéria orgânica. A combinação desses elementos acarreta em queda da balneabilidade”.
Na Serra, são nove pontos impróprios para banho, entre córregos com poluentes e praias afetadas pelas chuvas. Os outros 17 pontos da cidade estão liberados.
Já em Vila Velha, no último relatório de balneabilidade, de 17 pontos, foram identificados apenas dois que estão próprios para banho: Lagoa Grande, em Ponta da Fruta, e na Praia da Costa, em frente à Avenida Champangnat.
GRANDE VITÓRIA
ALERTAS SOBRE LOCAIS IMPRÓPRIOS PARA BANHO
Vitória
Ao todo na capital, são 22 pontos impróprios para banhistas, além de três que estão interditados, por serem regiões historicamente impróprias para banho.
Serra
De acordo com a Prefeitura, o município possui quatro pontos impróprios para banho, sendo córregos com presença de poluentes que deságuam e sempre permanecem impróprios.
No total, somando com os córregos, são nove pontos impróprios para banho. Os outros 17 estão liberados para os banhistas.
Vila Velha
De acordo com o último relatório de balneabilidade, que corresponde a 17 pontos de coleta, só há dois pontos próprios para banho.
São eles: na Lagoa Grande, em Ponta da Fruta, e na Praia da Costa, na região que fica em frente à Avenida Champangnat.
Chuvas
As fortes chuvas foram responsáveis pelos vários alertas de regiões impróprias para banho em todo o Estado.
O grande volume de chuvas acabou levando os materiais orgânicos e resíduos poluentes provenientes da rede de esgoto para a orla e para a água do mar, prejudicando a balneabilidade nessas regiões e a vida dos banhistas.
Fonte: prefeituras consultadas.
Comentários