Plantão em postos de saúde para cumprir exigência das escolas na hora da matrícula
Pais devem colocar a caderneta de vacina das crianças em dia para poder fazer matrícula nas escolas da Grande Vitória
Escute essa reportagem
Com as escolas em período de matrículas e exigindo a declaração da situação vacinal dos estudantes, as salas de vacinação da Grande Vitória têm tido um aumento no fluxo de crianças desde o mês passado. Para atender a essa demanda, os municípios têm postos de vacinação durante a semana e nos finais de semana.
Em Vila Velha, a Secretaria de Saúde informou que durante este período de matrícula e rematrícula, há uma tendência de aumento de fluxo de atendimento nas salas de vacina das unidades de saúde.
“Isso ficou refletido sobretudo durante a campanha de multivacinação, que aconteceu no decorrer do mês passado, onde foi registrado um aumento de 61,8% na aplicação de doses comparando com o mesmo período do mês anterior”, informou, por nota.
Em Cariacica, a Secretaria de Saúde registrou, desde novembro, um aumento de cerca 60% na procura por vacinação infantil nas unidades de saúde do município.
“São 26 postos de vacinação, abertos das 7h30 às 15h30, de segunda da sexta. Sábado e domingo, de 10h às 17h, é no Shopping Moxuara. Este ano foram 2 mil crianças que passaram por multivacinação nos Cemeis”, disse a gerente de Vigilância em Saúde de Cariacica, Melissa da Penha Fernandes.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que durante o período de matrículas há sempre um aumento esperado da solicitação da declaração da situação vacinal dos estudantes nas salas de vacinas do município.
De acordo com a realidade de cada estabelecimento, as equipes estão organizadas para atender essa demanda de maneira que seja possível realizar a avaliação dos cartões de vacinação, administrar as vacinas, conforme necessidade, e emitir o documento exigido nas instituições de ensino.
A Secretaria de Saúde de Vitória informa que neste período foi registrado um aumento nas salas de vacina para solicitar a declaração de situação vacinal dos estudantes.
“Em Vitória, as salas de vacina funcionam durante todos os dias da semana, aos sábados e feriados”, informou a assessoria da Semus, por meio de nota.
A técnica em Enfermagem Louriene Pereira Coimbra, que trabalha na unidade de saúde da Ilha de Santa Maria, tem atendido muitas crianças na sala de vacinação.
Proteção coletiva
A médica infectologista infectologista Rubia Miossi observa que a vacinação, além dela ser uma medida de saúde individual, ela também é uma medida de proteção coletiva. “Quanto mais pessoas vacinadas, menos doenças circulam. Então existem algumas vacinas que algumas pessoas não podem usar porque elas têm imunidade baixa, alguma restrição, e quando eu vacino as outras pessoas todas que podem receber a vacina, a doença vai deixar de circular naquela população”, afirma a especialista.
Rubia Miossi destaca que a vacinação é super importante para proteger tanto a criança que toma vacina, quanto as outras crianças que, por alguma razão médica, de saúde, não podem tomar.
“É uma medida super importante para o controle de doenças. Por exemplo, a varíola foi erradicada porque instituíram a vacinação de varíola e o Brasil conseguiu vacinar praticamente toda a população, dentro do período necessário, tanto que hoje em dia você não ouve mais falar de vacina para varíola. Não é aceitável uma criança adoecer por uma doença que tem vacina disponível no SUS”.
Saiba mais
Agendamento on-line ou por demanda
Vitória
Neste período foi registrado um aumento nas salas de vacina para solicitar a declaração de situação vacinal dos estudantes, de acordo com a Secretaria de Saúde de Vitória.
Em Vitória, as salas de vacina funcionam durante todos os dias da semana, aos sábados e feriados.
Serra
Aos sábados há equipes de vacinação no Shopping Montserrat que atendem de 9h às 17h para atualização dos cartões de vacinação de cidadãos de todas as idades e também é feita a emissão da declaração da situação vacinal para os alunos, segundo a Secretaria de Saúde.
Para se vacinar contra dengue, influenza e covid-19, é possível agendar o horário no site https://gti.serra.es.gov.br/saude/
Todas as segundas e quintas, novas vagas são disponibilizadas.
Para as demais vacinas, o atendimento é feito sem agendamento em todas as unidades de saúde.
A aplicação ocorre de acordo com o horário da sala de vacinação.
Vila Velha
As salas de vacinas atendem através do agendamento on-line e livre demanda. Além das ações aos sábados no Shopping Boulevard.
Cariacica
A Secretaria de Saúde registrou, desde novembro, um aumento de 60% na procura por vacinação infantil nas unidades de saúde.
São 26 postos de vacinação, abertos das 7h30 às 15h30, de segunda da sexta. Sábado e domingo, das 10h às 17h, é no Shopping Moxuara.
“É preciso estar com o cartão atualizado e mostrar a declaração, pois o profissional da educação pode não entender sobre todas as vacinas”, disse a gerente de Vigilância em Saúde de Cariacica, Melissa da Penha Fernandes.
Fonte: Prefeituras consultadas.
Comentários