X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Pianista capixaba vence concurso em Portugal

Sara Canal, de 12 anos recém-completados, conquistou um prêmio em um dos mais prestigiados concursos musicais da Europa


Imagem ilustrativa da imagem Pianista capixaba vence concurso em Portugal
Sara enfrentou competidores de diversas nacionalidades e ainda recebeu uma menção honrosa dos jurados |  Foto: Leone Iglesias / AT

Não é só nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 que os brasileiros têm conquistado um espaço no pódio. Quando se trata da arte de tocar piano, a capixaba Sara Canal, de 12 anos recém-completados, também tem levado o “ouro”.

A jovem conquistou uma vitória notável no 26º Concurso Internacional Santa Cecília, realizado em Portugal e um dos mais prestigiados da Europa. Ela venceu na categoria D, com competidores entre 10 e 11 anos, de diversas nacionalidades, e ainda recebeu uma menção honrosa dos jurados.

Leia mais sobre Cidades

“Sara conquistou um prêmio especial, com distinção pela sua alta qualidade técnica e musical. A dedicação de uma performance no piano erudito de alto nível é semelhante à de um esportista. Só talento não é suficiente. É preciso persistência, perseverança e muita disciplina”, conta Janne Gonçalves, professora de piano da escola Gabriel Camargo, onde a jovem estuda.

Esta não é a primeira vez que a capixaba se destaca em um grande evento. Desde os 8 anos, ela participa de concursos nacionais e internacionais, acumulando mais de 20 premiações no Brasil e em países como Estados Unidos, Portugal, Finlândia, Espanha, Rússia, Itália, Macedônia e Cuba.

A delegada da Polícia Federal Andreia Cristina de Vasconcelos Canal é mãe de Sara e revela que “essas conquistas são resultado de uma rotina diária de muita dedicação e estudo do instrumento, que chega até 6 horas diárias, não deixando de lado suas atividades da escola regular e a prática de uma atividade física”.

Em julho, além do sucesso em Portugal, a jovem teve a oportunidade de se apresentar na Espanha, onde participou de dois concertos de gala, que reuniram os ganhadores do Concurso Internacional de Piano Carles & Sofia de 2023.

Durante a passagem pela Europa, ela ainda fez parte do “Talent Music Summer Festival Soloist & Orquestra”, que aconteceu na cidade de Bréscia, na Itália, onde fez sua estreia com orquestra.

“Tocar com orquestra é sempre um sonho, que foi realizado como premiação desse concurso. Então, apesar de eu ainda ser muito nova, penso que o piano pode me levar a conhecer várias outras culturas e até mesmo a morar no exterior para me aprimorar cada vez mais e, quem sabe, emocionar muita gente no Brasil e pelos continentes afora”, diz Sara, que estuda o instrumento desde os 4 anos.

Você sabia?

O piano, composto geralmente por 88 teclas, é muito conhecido hoje em dia talvez por ter sido o principal instrumento usado por importantes músicos da história, como Mozart e Beethoven. O instrumento foi criado pelo inventor italiano Bartolomeu Cristofori, por volta de 1700.

Sara Canal, pequena pianista: “No início era só uma brincadeira”

A Tribuna - Esperava ganhar a competição?

Sara Canal - "Eu tinha uma expectativa de ser premiada porque a minha professora, Janne Gonçalves, me preparou muito e eu realmente me empenhei e estudei bastante. Mas nunca pensei que seria em primeiro lugar, pois eu sei que o nível internacional é muito alto."

- O que te fez conquistar esse prêmio?

"Uma mistura de um monte de coisas: habilidade para tocar piano, que é um presente de Deus; uma excelente professora, que está sempre atenta a tudo que acontece no piano em nível mundial; e muitas e muitas horas de estudo, todos os dias, com muita disciplina."

- O estímulo da família foi algo importante até chegar aqui?

"A minha família sempre esteve ao meu lado nos estudos de piano, especialmente minha mãe. Sempre que possível, ela assiste às minhas aulas e organiza os meus estudos."

- Quando começou essa paixão por música?

"Acho que sou um caso diferente daqueles em que as pessoas se dizem apaixonadas por música desde sempre. Na verdade, eu me lembro de sempre ter estudado piano. No início, para mim, era só uma brincadeira. Depois, já com a Janne, a coisa foi ficando mais séria, mais puxada e precisava de dedicação do tempo mesmo.

Quando as horas diárias de estudo começaram a aumentar, eu confesso que não gostava tanto. Mas agradeço muito à minha mãe, que nunca me deixou desistir.

Então não sei exatamente quando começou, mas hoje eu gosto demais de tocar piano. É muito bom quando você descobre uma coisa em que você realmente pode ser muito boa, mesmo que tenha que se dedicar muito. É legal demais!"

- Quais são seus compositores preferidos?

"Dentre os compositores de peças que eu já toco, gosto muito de Beethoven, Kapustin e Chopin."

- Quando foi sua estreia no mundo das competições?

"Em 2020, quando as escolas fecharam, minhas aulas de piano continuaram de forma on-line e, como ficávamos muito tempo dentro de casa, passei a estudar mais piano. Foi nesse ano que surgiram as primeiras competições internacionais na modalidade on-line. Por orientação da minha professora, participei de um concurso da Finlândia e fiquei em terceiro lugar."

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: