X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Secretaria de Saúde do ES vai enviar SMS para alertar pais sobre vacina da dengue

Até a última segunda-feira (05), 206.801 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos não haviam iniciado o esquema vacinal contra a dengue no Estado


Imagem ilustrativa da imagem Secretaria de Saúde do ES vai enviar SMS para alertar pais sobre vacina da dengue
Cobertura vacinal da dengue para a primeira dose é de 27,61% e para segunda dose é de 5,10% no Estado |  Foto: Reprodução/Canva

Pais e responsáveis de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que ainda não receberam a vacina da dengue ou não concluíram o esquema vacinal contra a doença serão alertados via mensagem de texto nos próximos dias. A iniciativa, da Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo, deve alcançar cerca de 80 mil pessoas ainda nesta semana.

De acordo com a pasta, até a última segunda-feira (05), 206.801 crianças e adolescentes do público-alvo ainda não haviam iniciado o esquema vacinal contra a dengue no Estado, e outras 29.197 estão com o esquema em atraso — com mais de três meses de intervalo entre as doses. A cobertura vacinal da dengue para a primeira dose é de 27,61% e para segunda dose é de 5,10%.

“Esta ação é uma estratégia do Programa de Imunizações e da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Sesa, em apoio aos 78 municípios capixabas que estão executando a imunização do público-alvo. Para esta primeira semana serão enviadas cerca de 80 mil mensagens”, explica a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis (PEI), Danielle Grillo.

A vacinação contra a dengue no Espírito Santo teve início nos 23 municípios da Região Metropolitana de Saúde em fevereiro deste ano. Em seguida, ela foi ampliada às regiões Central e Norte de Saúde em abril e, em junho, chegou à região Sul, alcançando todo território capixaba. O esquema vacinal contra a dengue é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

Como serão as mensagens

A secretaria explica que o envio de mensagens será rotineiro, com o objetivo de alcançar os 97.258 contatos cadastrados. Danielle Grillo alerta, no entanto, que o corpo da mensagem não tem quaisquer links para serem clicados, sendo formado apenas por mensagem de texto de aviso aos pais e responsáveis.

“As mensagens enviadas não têm links. Elas são simples de forma a alertar e informar aos pais e responsáveis sobre o esquema vacinal das crianças em relação à dengue. Essa é uma vacina muito importante e segura incorporada pelo Sistema Único de Saúde”, ressaltou a coordenadora.

• Para os pais e responsáveis de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que não iniciaram o esquema vacinal contra a dengue, a mensagem recebida é: “Atenção, pais ou responsáveis! Leve seu filho de 10 a 14 anos ao serviço de vacinação e garanta a proteção contra a dengue. A saúde em primeiro lugar!”.

• Já para aqueles com crianças e adolescentes com esquema em atraso, a mensagem é: “A 2ª dose da vacina contra a dengue do seu filho está em atraso. Procure a Unidade de Saúde do seu município para informações”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: