X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Operação do Aquaviário começa dia 21 de agosto; veja as rotas

O Governo Estadual divulgou a data definitiva da inauguração e do início das operações do Sistema Aquaviário da Grande Vitória


Imagem ilustrativa da imagem Operação do Aquaviário começa dia 21 de agosto; veja as rotas
Penedo é o nome de uma das embarcações que irão operar no Sistema Aquaviário a partir do dia 21 |  Foto: Divulgação / Governo do Espírito Santo

O Governo do Espírito Santo anunciou a inauguração do Sistema Aquaviário para o próximo dia 20, um domingo - e o início da operação para a segunda-feira, dia 21.

A solenidade do dia 20 começa a partir das 8h00 na Estação do Aquaviário de Cariacica, batizada de Estação Prefeito Aloizio Santos, em Porto de Santana.

Veja mais notícias sobre Cidades aqui

A população poderá utilizar o novo sistema de transporte de segunda à sexta-feira, das 6h00 às 20h00. Nos sábados o horário de funcionamento será entre 8h00 e 18h00, e no domingo e feriados de 9h00 às 15h00.

Trajetos iniciais

As embarcações do Sistema Aquaviário estão programas para operarem a partir das estações da Praça do Papa, em Vitória, Praianha, em Vila Velha e Porto de Santana, em Cariacica.

Mas o Governo do Estado planeja aumentar as estações. O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Fábio Damasceno já tinha adiantado para o Tribuna Online em janeiro deste ano que pelo menos mais dois pontos de embarque e desembarque estavam sendo avaliados em Vila Velha, e um em Vitória.

“Temos algumas previsões que a ampliação aconteceria com um ponto na Rodoviária, que já é uma demanda antiga, e provavelmente no Dom Bosco, próximo da Ilha de Santa Maria, em avaliação. Também pode ser feito algo na Glória, em Vila Velha. Não pode ser em Paul, por conta do porto”, disse na época.

Inicialmente o sistema vai operar com duas embarcações: a Penedo, que é um barco monocasco, e a Moxuara, de casco duplo. Porém uma terceira embarcação já está sendo construída. Ela terá dois andares e fará apenas o trajeto Prainha - Enseada. Todas as embarcações contarão com um bicicletário integrado.

Dinâmica da viagem

Quem utilizar as embarcações terá que seguir um roteiro pré-estabelecido. Ao partir da estação da Prainha, por exemplo, com destino a de Porto de Santana, passará obrigatoriamente pela estação da Praça do Papa. O sentido contrário segue a mesma lógica. 

Embarques e desembarques estão autorizados em todos as estações.

Passagens e integração com o Transcol

O Sistema Aquaviário operará integrado ao Sistema Transcol. Será necessário utilizar o CartãoGV para poder viajar pelo Aquaviário, que custará o mesmo valor de uma passagem de ônibus - atualmente R$ 4,50.

A integração também significa que quem utilizar o CartãoGV antes em um viagem de ônibus não precisará pagar outra passagem para utilizar as embarcações.

A dinâmica de tempo limite para o uso da integração ainda será divulgada pela Semobi nos próximos dias.

Tempo de viagem

As embarcações vão navegar em velocidade média de 10 nós, o que equivale a 18,5km/h. O tempo de viagem vai depender do trajeto: entre a Prainha e a Praça do Papa, contanto navegação e atracação da embarcações, será de 15 minutos, em média. Da Praça do Papa até Porto de Santana é esperado que dure em torno de 40 minutos.

Lotação máxima e frequência de viagens

A lotação máxima previstas das duas embarcações iniciais é de 98 passageiros, que viajaram sentados. Não será permitido a viagem de passageiro em pé.

As embarcações que atingirem a lotação máxima terão o acesso de mais passageiros impedido, que deverão aguardar a próxima embarcação chegar.

A previsão é que as partidas das estações sejam realizadas no intervalo de uma hora.

Espera nas estações e segurança geral

As estações contarão com bancos para que os passageiros esperam os horários de embarque, que será avisado por meio de um monitor quando a embarcação chegar.

No momento do embarque os passageiros deveram validar a catraca com o CartãoGV ou QR Code, da mesma forma que é feito nos ônibus do Sistema Transcol.

O acesso ao interior das embarcações será feito através de uma pequena ponte localizada após as catracas.

As estações e as embarcações contarão com sistema de videomonitoramento como parte das medidas de segurança, Coletes salva-vidas também estão disponíveis para caso algum acidente ocorra.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: