Obra vai criar mergulhão e corredor exclusivo para ônibus em avenida da Serra
A municipalização ocorre no trecho entre o KM 247,8 e o KM 278,3 e vai permitir intervenções estruturais no trecho
A Prefeitura da Serra assumiu, nesta sexta-feira (12), a gestão de 32 Km da BR-101, transformando o trecho em via urbana e abrindo caminho para um dos maiores projetos de mobilidade já anunciados no município.
A municipalização ocorre no trecho entre o KM 247,8 e o KM 278,3, que fica na região de Laranjeiras, e vai permitir intervenções estruturais, modernização semafórica com uso de tecnologia, corredor exclusivo de ônibus, um túnel para desafogar o trânsito, entre outras mudanças.
O prefeito da Serra afirmou que esse é um marco para a cidade. “Agora nós passamos a comandar esse traçado, planejar intervenções de mobilidade e transformar essa via na maior avenida comercial do Espírito Santo”, destacou.
O corredor exclusivo de ônibus será no trecho entre a Rodovia das Paneleiras e o Terminal de Laranjeiras. “Vamos também instalar dois mergulhões. Um deles na altura da Avenida dos Metalúrgicos com a Brigadeiro Eduardo Gomes, além de corrigir o traçado do viaduto de Carapina e modernizar toda a sinalização semafórica com sincronismo e inteligência artificial”.
Izabela Roriz, secretária de obras da Serra, explicou que a obra do mergulhão foi pensada para eliminar gargalos históricos da região, citando intervenções semelhantes já adotadas em outras cidades.
“É como acontece em grandes centros, onde o túnel ajuda a redistribuir o fluxo sem impactar o trânsito local. Aqui será a mesma lógica: o mergulhão vai permitir que quem está só atravessando a BR-101 siga direto, enquanto a superfície fica para quem realmente precisa acessar os bairros”.
Izadora também explicou que a nova Avenida Mestre Álvaro como passa a ser chamado o trecho, terá também ciclovia e calçadas acessíveis. O projeto está avaliado em cerca de R$ 150 milhões nesta primeira etapa e será realizado em parceria com o Governo do Estado.
Com a municipalização, os radares existentes continuam ativos, mas passam a ser administrados pelo Departamento de Trânsito da Serra. A velocidade da via permanece a mesma. A prefeitura reforça que as mudanças não são imediatas, mas fazem parte de um planejamento que vai remodelar a mobilidade e impulsionar negócios no entorno da via. “A Serra entrou no jogo, com coragem e planejamento”.
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