Prêmio Elas: campeãs de boas ideias para incentivar as mulheres
Premiação da Secretaria Estadual das Mulheres, em parceria com a Rede Tribuna, selecionou 12 iniciativas
Mais de 350 pessoas – a maioria mulheres – estiveram no Palácio Anchieta para a entrega segunda edição do Prêmio Elas, da Secretaria Estadual das Mulheres (SESM). Ao todo, 12 iniciativas foram reconhecidas pelas boas ideias de incentivo às mulheres.
O prêmio, que tem parceria da Rede Tribuna, contempla três pilares: empreendedorismo feminino e autonomia econômica; enfrentamento à violência contra as mulheres e promoção da igualdade de gênero.
As vencedoras foram conhecidas na quarta-feira (10), durante a entrega dos prêmios: três organizações da sociedade civil (uma por categoria com CNPJ) receberam R$ 10 mil cada, e nove iniciativas sem CNPJ (três por categoria) foram contempladas com R$ 5 mil cada. Todos os vencedores receberam troféus de reconhecimento público.
Nomes
O troféu de cada categoria ganhou o nome de uma mulher que tem expressiva participação nos movimentos de mulheres no Espírito Santo.
Empreendedorismo Feminino homenageou Bryce Caniçali, empreendedora do marketing digital.
As ganhadoras dessa categoria foram as instituições: Mulheres Semeando o Sucesso (CNPJ); e Sem CNPJ Produtos Criativos que Promovem Inclusão no Espírito Santo, CustomizES - Moda Circular e Costura Criativa e Empoderar para Transformar - Cultura, Identidade e Empoderamento Feminino.
Já a categoria Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres levou o nome de Maria Jovelina Debona, servidora da Sejus, referência em reintegração social e proteção de mulheres em vulnerabilidade.
As premiadas dessa categoria foram: Projeto Erguer a Voz (CNPJ); e Sem CNPJ Movimentos Libertas, Hoje Recebi Flores e Sair da Agressão e Ir para o Amor - Livro-Guia “Cadê o Amor?”.
Na categoria Promoção da Igualdade de Gênero, a homenageada é Fayda Belo, advogada criminalista e uma das vozes mais influentes do País na defesa dos direitos das mulheres.
As vencedoras dessa categoria foram Meninas Tech (CNPJ); e Sem CNPJ Comitê Antirracista Vozes da Mudança, Colatina: a Cidade Delas e Periferia Consciente.
Para a secretária das Mulheres, Jacqueline Moraes, o prêmio reconhece entidades, lideradas por mulheres, que fazem diferença em seus territórios.
“São entidades que acabam sendo 'braço' do governo em suas comunidades. O prêmio é um reconhecimento do governo a essas entidades”, ressaltou.
Confira as vencedoras
Empreendedorismo Feminino sem CNPJ
1° lugar - Produtos Criativos que Promovem Inclusão no Espírito Santo.
2° lugar - CustomizES - Moda Circular e Costura Criativa.
3° lugar - Empoderar para Transformar - Cultura, Identidade e Empoderamento Feminino.
Enfrentamento à Violência contra as Mulheres sem CNPJ
1° lugar - Movimentos Libertas.
2° lugar - Hoje Recebi Flores.
3° lugar - Sair da Agressão e Ir para o Amor - Livro-Guia “Cadê o Amor?”.
Enfrentamento à Violência contra as Mulheres com CNPJ
Projeto Erguer a Voz (único vencedor).
Promoção da Igualdade de Gênero sem CNPJ
1° lugar - Comitê Antirracista Vozes da Mudança.
2° lugar - Colatina: a Cidade Delas.
3° lugar - Periferia Consciente.
Promoção da Igualdade de Gênero com CNPJ
“Meninas Tech”, representado por Verônica Lopes, fundadora do Instituto Oportunidade Brasil (único vencedor).
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários