Vila Velha instala 100 novas câmeras para monitoramento no trânsito
De acordo com a administração, a iniciativa visa integrar a cidade ao conceito de "Cidades Inteligentes"
A Prefeitura de Vila Velha anunciou, nesta quinta-feira (11), a instalação de 100 novas câmeras de videomonitoramento em diversas vias do município. Os novos equipamentos têm como objetivo melhorar a fluidez do trânsito, reduzir o tempo de viagem dos motoristas e elevar os padrões de segurança nas vias.
De acordo com a administração, a iniciativa visa integrar a cidade ao conceito de "Cidades Inteligentes", com foco na gestão eficiente do tráfego e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
“As câmeras são fundamentais para a coleta de dados estratégicos sobre o volume e o padrão de movimentação dos veículos pelas vias da nossa cidade. Essas informações serão utilizadas para embasar a engenharia de tráfego, permitindo a otimização e o ajuste inteligente dos tempos semafóricos nos horários de pico”, ressaltou o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes
Além de auxiliar no planejamento para a melhoria da cidade por meio do monitoramento contínuo, o sistema atua diretamente na gestão de crises e situações viárias, com melhor visibilidade das vias. “Esta visibilidade é fundamental para a rápida detecção e resposta a ocorrências, como acidentes ou obstruções, reduzindo o tempo de interrupção e minimizando congestionamentos”, afirma o secretário.
A prefeitura ressaltou, ainda, que as câmeras fazem parte de um projeto que visa a melhorias de tráfego de veículos, por isso, não têm a função de fiscalizar o trânsito. De acordo com a Resolução 909/22, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a fiscalização de infrações viárias por câmeras exige a devida sinalização (placas indicativas) para os motoristas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários