X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Maria Pavesi: “No passado, as pessoas eram mais elegantes”

A costureira aposentada Maria Matildes Pavesi, de 100 anos, explica a mudança no estilo ao longo das décadas


Imagem ilustrativa da imagem Maria Pavesi: “No passado, as pessoas eram  mais elegantes”
Maria Matildes da Conceição Pavesi mostra seus álbuns de fotos: mineira se apaixonou por Vitória |  Foto: Leone Iglesias/ AT

“Desde nova, sinto que tenho afinidade com as artes. A música, a dança, o teatro e a pintura sempre estiveram presentes na minha vida. Para cuidar dos meus filhos, inclusive, tive de ter o domínio de uma arte cada vez mais rara nos dias de hoje: a costura à mão.

Quando unimos tecidos, construímos padrões e harmonizamos cores nas roupas, transformamos uma ideia da imaginação em realidade.

Nós, costureiras, realçamos a beleza das pessoas. Há um glamour em se vestir bem que, hoje, estamos perdendo. No passado, as pessoas eram mais elegantes.

Essa elegância não tinha relação com a classe social. Eu nasci em uma família humilde de Aimorés, em Minas Gerais, há 100 anos. Mesmo naquela época e no interior, havia um cuidado com a forma de se vestir, de se colocar no mundo e de se relacionar com os outros.

Meu marido, Bento Pavesi, e eu sempre prezamos por transmitir esses valores aos nossos filhos e filhas. Lembro-me que, quando levávamos eles para votar, vestíamos nossas melhores roupas. As pessoas faziam questão de se arrumar para ir às urnas e exercer o direito de escolher os representantes do povo.

O estilo de roupa era diferente, claro. Usávamos vestidos godê, bem rodados e com muitos babados. Já os homens vestiam o melhor terno, deixavam os rostos sempre lisos e tinham belos relógios nos pulsos. Em todos os lugares, essa era a moda, mas, claro, tudo é diferente nas maiores cidades.

Mudança

Foi o que percebemos quando viemos para Vitória. Eu já era casada e, aos 20 anos, fiz a mudança junto ao meu marido e à primeira de nossas filhas. Na época, ele assumiu um emprego em uma grande empresa de mineração, o que mudou o rumo de toda a nossa família.

Desde que vi pela primeira vez as belezas de Vitória, me apaixonei. Foi a primeira vez que vimos o mar, por exemplo. O Espírito Santo sempre foi um ótimo lugar para criar os filhos e construir uma família. Tanto que pudemos oferecer melhores condições de vida a todos os filhos.

Hoje, tenho netos formados nas diferentes áreas de atuação, como Administração e Moda, por exemplo. Há até alguns que construíram outros caminhos e foram morar na Europa, por exemplo.

Mesmo com as dificuldades que enfrentamos, lutamos por uma vida melhor. Sinto orgulho e felicidade em ver a prosperidade de todos que amo.

Transformações

Nos meus 100 anos, acompanhei os maiores acontecimentos do Brasil e do mundo. Acho que, olhando em perspectiva, não imaginaria que tanta coisa se transformaria. Lembro-me como a criação da televisão foi revolucionária para a informação. Era como o rádio, mas com imagem e em casa.

Depois, com a chegada da televisão a cores, pudemos nos aproximar de qualquer lugar do mundo e saber, em algum nível, como eram os outros países. Por muito tempo, eu consegui acompanhar essas transformações, mas, nos últimos anos, já não consigo acompanhar a internet. Com ela, tudo muda muito mais depressa.

Ainda assim, acho importante conhecer o mundo, se apropriar das mudanças, estar aberta ao novo e continuar aprendendo, mesmo na terceira idade. Talvez, esse seja um dos segredos da longevidade.

Orações

Nas minhas orações, peço a Deus anos e anos de vida. Viver é um presente. Quando me perguntam sobre o que eu fiz para viver tanto, costumo dizer que o principal é levar uma vida leve, se manter para cima e não deixar que a tristeza tome conta dos dias.

Eu me rodeio de coisas belas. Pelas manhãs, vou à praça do meu bairro tomar sol e ter contato com o mundo. Costumo ler, praticar jogos de tabuleiro, pintar, bordar e conversar. Minhas unhas e meus cabelos estão sempre bem pintados e cuidados. São hábitos simples, mas que me mantém feliz e me fazem sentir a vida”.

Quem é

- Maria Matildes da Conceição Pavesi, de 100 anos, é costureira aposentada. Natural de Aimorés, em Minas Gerais, a idosa vive no Espírito Santo há cerca de 80 anos.

- Apaixonada pelas artes, ela já praticou dança, teatro, pintura e se envolveu com a música. Na entrevista, Dona Matildes, como é conhecida, fala sobre as transformações comportamentais na moda e nos costumes ao longo das décadas.

Depoimento ao repórter Jonathas Gomes.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: