Novas pistas e ciclovia da Terceira Ponte vão ser liberadas neste domingo
Inauguração ocorre a partir das 8 horas. A capacidade de veículos tem previsão de ser ampliada em 40% com as seis faixas
Escute essa reportagem
Considerada grande aposta para a mobilidade urbana, as obras de ampliação da Terceira Ponte e a Ciclovia da Vida serão inauguradas no domingo a partir das 8 horas.
As pistas terão uma largura redimensionada passando a ter 3,10 metros (a mais próxima da ciclovia), 2,8 metros (a faixa do meio) e 3 metros (a mais próxima do centro da ponte).
A nova faixa, à direita, tem 3,10 metros e será destinada a veículos pesados, como ônibus e caminhões, veículos de serviço, como ambulâncias e viaturas, e táxis. Os controles serão feitos por câmeras de monitoramento.
Além disso, motociclistas terão preferência para tráfego naquela via, saindo, assim, do “corredor”. Não será autorizado o uso da faixa exclusiva por veículos de aplicativo.
O secretário de Estado Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Fábio Damasceno, destacou que a capacidade de fluxo da ponte será ampliada em aproximadamente 40%, permitindo a circulação simultânea em três faixas para cada sentido.
Apesar de alguns condutores estarem receosos com o estreitamento de pista e com a possibilidade de acidentes, ele garante que a largura das faixas está de acordo com o que é estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro e em resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
“As pessoas vivenciam situações piores todos os dias e não notam. O que eu digo pior? Já passam por vias mais estreitas do que a Terceira Ponte e não notam”.
Ele deu exemplos. “A avenida Vitória, Reta da Penha, Curva da César Hilal, Leitão da Silva, Rodovia das Paneleiras têm faixa de 3,10 de largura”.
Damasceno também comentou sobre a velocidade máxima da ponte que será alterada, passando de 80 km/h para 70 km/h.
Sobre o controle de velocidade, ele explicou que no primeiro momento não terá radares, mas há estudo pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado (DER-ES) para a instalação de mais pontos de redutores.
Atualmente, só há redutores de velocidade nas descidas da avenida Carioca, para quem chega a Vila Velha, e na chegada à Praça do Pedágio, para quem chega a Vitória.
Ele disse que é preciso ter controle de velocidade, já que foi constatado na aferição de velocidade que condutores passavam a 150 km/h durante a madrugada.
Ônibus e motos vão ter faixa exclusiva
Ampliação da Terceira Ponte
A Terceira Ponte tem atualmente quatro pistas, sendo duas no sentido Vitória a Vila Velha e duas no sentido contrário.
Com a ampliação, a Terceira Ponte passará a ter, no total, seis faixas, sendo três faixas para o sentido Vitória a Vila Velha, e as outras três no sentido inverso.
A capacidade de fluxo da ponte será ampliada em aproximadamente 40%, permitindo a circulação simultânea em três faixas para cada sentido.
Inauguração
As obras de ampliação da Terceira Ponte, bem como da implantação da Ciclovia da Vida, serão inauguradas no próximo domingo, a partir das 8 horas.
Novas faixas
As pistas terão uma largura redimensionada. Elas passarão a ter 3,10 metros (a mais próxima da ciclovia), 2,8 metros (a faixa do meio) e 3 metros (a mais próxima do centro da ponte).
A nova faixa, à direita, tem 3,10 metros e será destinada a veículos pesados, como ônibus e caminhões, veículos de serviço, como ambulâncias e viaturas, e táxis.
Corredor de motos
Motociclistas terão preferência para tráfego na faixa exclusiva (à direita), saindo assim, do “corredor”. Não há proibição da circulação das motos em outros espaços, porém, é aconselhado o seu uso na nova faixa.
Motoristas de aplicativo
Não será autorizado o uso da faixa exclusiva por veículos de aplicativo.
Proteção lateral
O processo de ampliação contou com a construção de uma nova barreira de proteção lateral a 60 centímetros de distância da barreira de proteção que existia anteriormente, o que garantiu mais espaço nas pistas.
Limite de velocidade
Com faixas mais estreitas para carros, a velocidade máxima também terá de ser alterada, passando de 80 km/h para 70 km/h.
Para coibir o excesso de velocidade, o Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado (DER-ES), a pedido da Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), estuda a possibilidade de instalar radares na Terceira Ponte, já que hoje só há redutores de velocidade nas descidas da avenida Carioca, para quem está chegando a Vila Velha, e na chegada à Praça do Pedágio, para quem chega a Vitória.
O pedido é que tenha, pelo menos, mais pontos com radares na extensão da ponte.
Comentários