30 mil vagas em supletivos para diploma mais rápido
É a chance de terminar o ensino fundamental e médio. Oportunidades são oferecidas pelo Estado e por prefeituras da Grande Vitória
Escute essa reportagem
Foi aos 58 anos que a aposentada Terezinha Reis de Souza se sentou pela primeira vez em uma sala de aula. No ano passado, ela deu início ao sonho de aprender a ler e a escrever para um dia se tornar professora.
“Morava na Bahia, comecei a trabalhar ainda criança e nunca havia estudado. Depois de vir para Vitória, ver meus filhos se formarem, eu tomei coragem de realizar esse sonho de finalmente iniciar os estudos. Estou apaixonada e já consigo ler e escrever”.
Assim como Terezinha, que está matriculada em uma escola do município da Serra, quem não teve a chance de terminar o ensino fundamental e médio pode buscar uma das 30 mil vagas que estão sendo ofertadas este ano para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com as aulas, é possível terminar as etapas em menor tempo.
Parte das vagas ofertadas pelas prefeituras – no caso do ensino fundamental – e pelo Estado – fundamental e médio – já estão sendo preenchidas. Mas ainda há possibilidade de se matricular.
Somente a Secretaria de Estado da Educação está ofertando em 2024 mais de 28 mil vagas para o EJA, sendo 5.120 para a EJA Profissional. Nesse caso, os estudantes fazem o ensino médio e ainda uma qualificação profissional.
A solicitação de pré-matrícula já se encerrou em dezembro. Mas quem não realizou o pré-cadastro no prazo deve procurar, a partir do dia 22 de janeiro, a Superintendência Regional da Educação, que atende o município, ou a escola na qual deseja se matricular para verificar a existência da vaga.
Na Serra, a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, Alixandra Dantas, pontuou que 1.910 vagas estão sendo disponibilizadas este ano. As matrículas estão abertas, e pode se inscrever quem tem mais de 15 anos. “Para fazer a matrícula, o interessado deve ir até a secretaria de uma escola com documentos pessoais”.
Já em Vila Velha, a secretária municipal de Educação, Adriana Meireles, destacou que estão sendo ofertadas 3.385 vagas para a EJA este ano.
Os cadastros de interessados foram feitos em dezembro e a partir do dia 15 (segunda-feira) os estudantes serão chamados a efetivarem as matrículas. “Isso não significa que quem deseja uma vaga não terá chance. Ainda é possível buscar uma escola de interesse a partir de 29 de janeiro”.
Onde estão as oportunidades
Estado
Está ofertando para o ano de 2024 mais de 28 mil vagas na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Do total, 5.120 para a EJA Profissional – oportunidade para cursar o ensino médio na modalidade EJA e ainda cursar uma qualificação profissional.
A novidade deste ano é que a EJA Profissional poderá ser cursada em três etapas, ou seja, em um ano e meio, sendo que, atualmente, são dois anos.
A solicitação de pré-matrícula encerrou no dia 22 de dezembro, por meio do Sistema Estadual de Gestão Escolar, por isso parte das vagas já estão sendo preenchidas.
Mas Quem não realizou a pré-matrícula neste prazo deve procurar, a partir do dia 22 de janeiro, a Superintendência Regional da Educação (SRE) que atende município ou a unidade escolar na qual deseja se matricular para verificar a existência da vaga.
As escolas com alta demanda poderão disponibilizar uma lista de suplência gerada pelo próprio sistema que ocorrerá no período de 22 de janeiro a 9 de fevereiro.
Para os que realizaram a rematrícula e pré-matrícula dentro do prazo, a efetivação da matrícula (dos que solicitaram pré-matrícula, ou seja, os novos alunos) será até dia 19 de janeiro.
Vitória
A rede municipal tem 13 unidades que oferecem Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Na escola Professor Admardo Serafim de Oliveira, um diferencial é que há turma em horários flexíveis (matutino, vespertino e noturno).
Para 2024, será ampliada a oferta de vagas com curso profissionalizante na EJA, que além de possibilitar a conclusão do ensino fundamental, oferece qualificação profissional.
Do dia 17 a 31 de janeiro, os interessados em concluir o ensino fundamental vão poder ir às unidades de ensino e efetivar as matrículas para o ano letivo de 2024.
Vila Velha
Tem capacidade para atender 3.385 estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) que desejam concluir o ensino fundamental, a partir dos 15 anos.
O município abriu o processo de cadastro dos interessados em dezembro, que já se encerrou. A partir de 15 de janeiro será feita a efetivação da matrícula dos estudantes.
Mas para quem não fez o pré-cadastro na data, a partir de 29 de janeiro, os interessados podem buscar a escola de interesse para saber informações sobre as vagas.
A oferta acontece em 13 unidades de ensino do município.
As Escolas: Deputado Mikeil Chequer(Boa Vista II), Irmã Feliciana Garcia (Ilha dos Ayres), Senador João de Medeiros Calmon (Praia das Gaivotas), Guilherme Santos (Santa Inês), Leonel de Moura Brizola (Santa Rita) Macionília Maurício Bueno (Ilha das Flores), Juiz Jairo Mattos Pereira (São Torquato), Joffre Fraga(Vale Encantado), Alger Ribeiro Bossois (Cidade da Barra), Aly da Silva (Ponta da Fruta) Governador Christiano Dias Lopes Filho (São Conrado), Professor Darcy Ribeiro (Morada da Barra) e Professor Paulo César Vinha (Terra Vermelha).
Serra
Está disponibilizando este ano 1.910 vagas na Educação de Jovens e Adultos para quem tem mais de 15 anos e está interessado em concluir o ensino fundamental.
As matrículas começaram na última segunda-feira (08), mas não têm prazo para encerrar.
No município, a modalidade é ofertada em 12 unidades de ensino, no turno noturno.
As escolas: Aureníria Corrêa Pimentel ( Novo Horizonte), Belvedere (Bairro Industrial, Belvedere), Djanira Maria de Araújo (N. Sra. Da Conceição), Flor de Cactus (Feu Rosa), Irmã Cleusa C. Rody Coelho (Cidade Continental/Setor Europa), Jardim Bela Vista ( Jardim Bela Vista), Jonas Farias (Nova Carapina), Julite Miranda Freitas ( Nova Almeida), Prof. Luiz Baptista ( Jardim Tropical), Profª. Alba Lília Castelo Miguel -(Vista da Serra), Serrana (Centro da Serra) e Sonia Regina G. Rezende Franco (Serra Dourada I).
Cariacica
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) fornece o ensino fundamental, dividido em 1º e 2º segmentos. O 1º segmento abrange do 1º ao 5º ano, enquanto o 2º segmento engloba do 6º ao 9º ano.
Cada ciclo tem a duração de um ano, totalizando quatro anos para concluir o ensino fundamental.
A EJA é oferecida em 21 unidades de ensino no município.
As matrículas podem ser realizada em qualquer momento durante o ano letivo, diretamente nas escolas.
Em 2023, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) atendeu 1.649 alunos.
Fonte: Governo do Estado e prefeituras.
Análise
"Barreira é mais mental do que física"
“Quando falamos em educação, o tempo que uma pessoa fica fora da escola para muitos se torna uma barreira. Mas ela é mais mental do que física. Afinal, é possível aprender e recomeçar em qualquer tempo, todos os dias.
Não saber ler ou escrever ou não saber lidar com a tecnologia não pode ser impedimento para buscar a educação, mas deve ser impulsionador.
No fim das contas, o que mais demora é o que nunca começa. Então para quem pensa se é hora ou não de voltar ou começar a estudar, o importante é dar o primeiro passo.
A Educação de Jovens e Adultos é gratuita e, muitas vezes, abre portas para que a pessoa faça cursos profissionalizantes, cursos livres, fazendo com que aquele estudante desenvolva uma nova habilidade.
Essa habilidade pode se transformar em uma oportunidade no mercado de trabalho.
É preciso lembrar que ninguém fracassa, o que existem são pessoas que desistem antes de alcançar o sucesso”.
Comentários