Nova Rodovia do Contorno liberada para carros no dia 15
Cerca de 15 mil veículos por dia deixarão de passar dentro da Serra para fazer o trajeto do Mestre Álvaro
Escute essa reportagem
Com a expectativa de melhorar a mobilidade urbana no município mais populoso do Espírito Santo, as obras do Contorno do Mestre Álvaro, na região da BR-101, na Serra, estão na reta final.
A previsão é que a entrega das obras ocorra no próximo dia 15. A data exata ainda não foi confirmada porque o Espírito Santo espera receber o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia da entrega, como informou o prefeito Sergio Vidigal.
“Estamos na expectativa de o presidente Lula comparecer para a inauguração. Ele ainda está confirmando a agenda, então, se não puder ser no dia 15, pode ser um dia próximo, talvez dia 16”.
Com a conclusão das obras, a prefeitura espera municipalizar um trecho de aproximadamente 26 km, que vai do bairro Belvedere até o Alphaville.
“A Eco101 (concessionária) tem de devolver oficialmente o trecho para o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Em seguida, o Dnit fará a municipalização. Tudo isso já está pactuado, mas precisamos dessa devolução”, explicou o prefeito.
Após essa transferência, a prefeitura trabalha com o prazo de assumir a competência da via até a primeira quinzena de janeiro.
De acordo com o prefeito, 40% de todos os veículos que trafegam no trecho seguem destino pela BR-101, enquanto o restante, a maioria dos veículos, utiliza a via para acesso aos bairros do município.
“Desses 40%, a maioria faz transporte rodoviário e são veículos longos. Isso nos atrapalha a integrar a cidade, que fica dividida entre um lado esquerdo e outro direito”.
A prefeitura estuda projetos de intervenção no trecho. Entre eles, a implementação de um corredor exclusivo de ônibus.
Os coletivos devem sair dos bairros e fazer paradas ao longo da BR. O objetivo é promover a integração do transporte na cidade e diminuir a sobrecarga nos terminais.
Segundo o prefeito, a municipalização do trecho ainda pode fortalecer o agroturismo na cidade. “Temos regiões que podem ser acessadas pelo Contorno. Com a obra, esse acesso ao agroturismo pode ser facilitado e fortalecido. Além de, é claro, mostrar a beleza que é o vale no entorno da cidade, nosso cartão-postal”, afirmou.
Além disso, outros projetos incluem a ligação dos bairros até a BR-101 para diminuir o tráfego dentro da avenida Norte Sul.
Os números
As novas pistas possuem 3,5 metros. Ao todo, quatro faixas foram construídas.
Saiba mais
Contorno do Mestre Álvaro
A BR-101 , que corta a Serra, passará a ser neste novo trecho construído.
Já o atual trecho que a BR ocupa será municipalizado, e se chamará Avenida Mestre Álvaro.
O Contorno tem início no km 279 da BR-101 e segue até o km 247.
Cerca de 15 mil veículos por dia deixarão de passar pelo município da Serra para fazer o novo trajeto.
A Previsão de entrega é para o próximo dia 15. A inauguração pode contar com o presidente Lula.
Obras
Foram iniciadas em maio de 2019.
Serão quatro pistas, com 3,5 metros. O trecho construído em pista dupla conta em cada sentido com uma faixa de segurança interna, duas faixas de rolamento e um acostamento externo.
Municipalização
O trecho, que vai do bairro Belvedere até o Alphaville (cerca de 26 km), será assumido pela Prefeitura da Serra.
Mudança ainda depende da transferência de competência da via, sob responsabilidade da Eco101, para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Em seguida, o município deve assumir a gestão. A previsão é que até a primeira quinzena de janeiro o trecho esteja municipalizado.
Ônibus
A prefeitura enviou ao governo do Espírito Santo um projeto de implementação de um corredor de ônibus ao longo do trecho.
A ideia é que os ônibus saiam dos bairros e passem pela BR, diminuindo a pressão sobre os terminais.
Novos acessos
O município também tem projetos para fazer novas ligações, que partem dos bairros e chegam até a BR-101, como a construção de um mergulhão na avenida Eldes Scherrer, em Carapina.
Fontes: Prefeitura da Serra e pesquisa AT.
Comentários