Aquaviário com viagens à noite e nova embarcação
Com a chegada da terceira embarcação, até o final do ano, a operação será ampliada. Horários ainda serão definidos
Escute essa reportagem
Em operação desde agosto, o Aquaviário deve contar com novidades nas próximas semanas. A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo (Semobi) confirmou que, até o fim deste ano, uma nova embarcação deve integrar o sistema.
Com a nova barca, a expectativa é que haja oferta de mais viagens nas estações, inclusive durante o período noturno, o que não é possível hoje. Ainda não existe uma data de início para as viagens noturnas.
“O governo está trabalhando para ampliar a operação do aquaviário, com viagens também no turno noturno. Esse serviço deve começar após a chegada da terceira embarcação”, afirmou a Semobi em nota.
A pasta informou ainda que a rota e os horários que serão percorridos por esse novo barco serão anunciados posteriormente.
A terceira e última embarcação do sistema, que deve chegar ao Espírito Santo neste mês, recebe o nome de Fonte Grande. A previsão é que ela tenha dois andares e capacidade para 120 passageiros.
O primeiro barco, o Moxuara, chegou ao Espírito Santo em outubro do ano passado e tem capacidade para até 98 pessoas. Já a segunda embarcação, chamada Penedo, chegou à baía de Vitória em julho. Ela comporta 80 passageiros.
As duas barcas fazem as linhas interligando as três estações do Aquaviário: da Prainha, em Vila Velha, da Praça do Papa, em Vitória, e de Porto de Santana, em Cariacica.
As embarcações são equipadas com ar-condicionado, banheiro, espaço para bicicletas e wi-fi a bordo. Nos dias úteis, o transporte funciona das 6h30 às 18h. Aos sábados, das 8h às 18 horas. Já aos domingos e feriados, entre 9h e 15 horas.
Vale destacar que o Aquaviário é integrado, sem custos adicionais, com os ônibus coletivos do Sistema Transcol. Os passageiros que iniciam a viagem em uma linha do Transcol e concluírem o trajeto no Aquaviário (ou vice-versa) pagam apenas uma tarifa no primeiro embarque.
Desde o início da operação, cerca de 130 mil passageiros utilizaram o Sistema Aquaviário.
Saiba mais
Pontos de embarque
São três estações de embarque e desembarque.
Na Prainha, em Vila Velha (Estação Governador Albuíno Azeredo);
Na Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória (Estação Setembrino Pelissari);
E em Porto de Santana, Cariacica (Estação Prefeito Aloízio Santos).
Tarifa
A tarifa é a mesma do Transcol. De segunda-feira a sábado, o valor da passagem é de R$ 4,50.
Aos domingos, o valor é de R$ 3,90 para os cartões da categoria Cidadão.
Os benefícios de gratuidade e passe escolar vigentes no Sistema Transcol também valem para o Sistema Aquaviário.
Crianças de até 5 anos de idade e idosos com mais de 65 anos não pagam.
Pagamento
Nas estações, os passageiros podem utilizar as máquinas de autoatendimento para a aquisição e recarga do Cartão GV.
A integração é gratuita com ônibus coletivos do Sistema Transcol.
Os passageiros que iniciarem a viagem em uma linha do Transcol e concluírem o trajeto no aquaviário (ou vice-versa) pagarão apenas uma tarifa no primeiro embarque.
Fontes: Semobi, Ceturb e pesquisa A Tribuna.
Comentários