X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Mudanças climáticas viram tema de redação

Mais duas redações sobre preservação da natureza foram selecionadas, desta vez da escola Professora Juraci Machado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Mudanças climáticas viram tema de redação
Mudanças climáticas viram tema de redação |  Foto: Gustavo Forattini/AT

O projeto Guardiões da Natureza está a todo vapor e novos dois textos foram selecionados. A revelação dos escolhidos ocorreu enquanto estudantes da escola estadual Professora Juraci Machado, localizada na Serra, visitavam a sede da Rede Tribuna.

Escritos pelas alunas Giovanna Leonardi e Bianca Seidel, ambas de 14 anos que cursam o 9º ano, eles abordaram assuntos como as mudanças climáticas e queimadas que vêm acontecendo no País.

O Guardiões da Natureza é uma iniciativa realizada pela Reserva Águia Branca e Rede Tribuna, contemplando nove escolas situadas na Grande Vitória. Na ação, cada unidade realiza um concurso de redação sobre preservação e sustentabilidade com os estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental.

Os dois melhores textos de cada escola são selecionados e, em outubro, os alunos que os escreveram farão um passeio à Reserva Águia Branca, em Vargem Alta.

Messias Nunes de Araújo, analista de comunicação do Grupo Águia Branca, afirmou que é muito gratificante ver o projeto em ação porque não é só um concurso de redação ou estímulo à leitura, sendo ainda um aprendizado na prática.

“O que os alunos sentem sobre a sustentabilidade, eles colocam no papel, mas também têm a oportunidade de conhecer a Reserva, que é um lugar lindo e mágico. Lá eles podem ver a sustentabilidade de perto”, afirmou.

Liamara Guidine, professora de Língua Portuguesa da Professora Juraci Machado, afirmou que os estudantes gostaram muito de participar. “Esse projeto vai transformar suas vidas”, comentou.

FIQUE POR DENTRO

O PROJETO promove o incentivo à leitura e à escrita e também estimula os estudantes a pensarem em maneiras de cuidar do meio ambiente.

AO TODO, nove escolas localizadas em Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra fazem parte da ação.

CADA ESCOLA realiza um concurso de redação internamente com os estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental, selecionando 25 boas redações sobre o tema “Como ajudar a fazer um futuro mais sustentável para todos e cuidar da natureza?”.

ATÉ O MÊS DE SETEMBRO, os 25 selecionados de cada escola farão uma visita à Rede Tribuna, onde conhecerão os trabalhos desenvolvidos na empresa, e também aquele realizado na Reserva Águia Branca, um espaço de mais de 2.200 hectares mantido pelo Grupo Águia Branca em Vargem Alta.

NAS VISITAS, são reveladas as duas melhores redações, previamente corrigidas e escolhidas pelo corpo docente da escola. Os textos serão publicados no jornal A Tribunae no Tribuna Online.

EM OUTUBRO, haverá premiação: os dois alunos de cada escola com as melhores redações e o professor receberão, na Reserva Águia Branca, os títulos de Guardião da Natureza e Escola Guardiã da Natureza.

REDAÇÕES SELECIONADAS

Problemas ambientais e soluções

É de conhecimento geral que os recursos naturais do nosso planeta podem acabar e, se isso acontecer, será culpa do ser humano. Esses recursos naturais são divididos em dois tipos: o primeiro é o renovável, que é inesgotável ou sua regeneração é relativamente rápida; o segundo é não renovável, esses podem acabar se forem consumidos em um ritmo mais rápido como está acontecendo atualmente.

As mudanças climáticas são outro grande problema que estamos enfrentando nos dias atuais e têm sido um impacto significativo na saúde humana, na segurança alimentar e na economia. As principais mudanças climáticas são na natureza, ou seja, ao meio ambiente. Na natureza, alguns desses impactos são: o aumento da temperatura global, chuvas de grande intensidade, derretimento das geleiras e períodos de seca.

No ano passado, os desafios ambientais do Espírito Santo foram tema de um encontro de economistas em Vitória. Este ano, as queimadas estão sendo um assunto preocupante bastante discutido no Estado.

Sempre nos colocamos como superiores às demais espécies, mas somente destruímos a nossa casa, lugar que deveríamos cuidar e proteger. Tudo isso mostra que a sociedade atual não se preocupa com a natureza, muito menos com gerações futuras.

O mundo está sendo destruído, espécies da biosfera estão sendo extintas, e os principais motivos desse acontecimento são a ampliação da atividade industrial, urbanização sem planejamento, abertura de novas áreas de plantio e pastagem, extração de recursos da natureza de forma não sustentável.

Existe uma maneira de diminuir todos os problemas: repensando no que produzimos, consumimos e descartamos. O mais importante é diminuir o consumo. Caso isso aconteça, haverá mais recursos naturais e diminuirá a degradação ambiental. A energia solar é muito benéfica também, pois é uma das energias renováveis que não interferem de forma maléfica na natureza, trazendo uma solução muito boa, apesar do alto custo.

Outro meio de tentar diminuir os problemas ambientais é o uso de combustíveis renováveis, que contribuem muito para diminuir a poluição atmosférica. Separar o lixo, reutilizar embalagens, economizar água, entre muitas pequenas ações que podemos fazer. Isso tudo significa que nós, seres humanos, somos os causadores de todos esses problemas e somos os únicos que podemos salvar o planeta.

Giovanna Leonardi de Almeida Pinheiro da Silva

Um futuro sustentável para as próximas gerações

Nos dias atuais, nós não temos nos preocupado tanto com a natureza, nem com a preservação dela. Essa atitude pode trazer muitas consequências para o futuro, prejudicando a natureza e tudo que se relaciona a ela. Muitos não têm a sua preocupação de trazer um futuro mais sustentável. Outros, porém, se responsabilizam de fazer sua parte em busca de um futuro mais sustentável.

Entre as várias estratégias para diminuir o impacto ambiental das atividades humanas, a reciclagem é uma solução mais acessível e muito eficaz. Além de reduzir os resíduos sólidos, a prática da reciclagem também conserva os recursos naturais, contribuindo para um futuro sustentável.

Os recursos naturais são essenciais para satisfazer as necessidades do ser humano, e definem o nosso modo de vida atual. Nós devemos ter nações mais sustentáveis para atender às necessidades de hoje, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer as suas.

As ações sustentáveis são aquelas que usufruem dos recursos naturais de forma equilibrada e racional, a fim de preservar o meio ambiente. Essas ações estão muito ligadas ao nosso dia a dia, como no descarte correto do lixo, utilização de produtos que sejam biodegradáveis, com menos desperdícios de água, utilização de energias limpas e renováveis, e outras ações que fazem parte da nossa rotina. Tanto que, atualmente, muitos optam por usar a energia solar, por ser uma energia renovável que não emite poluentes e não tem impactos negativos no meio ambiente.

Um tópico muito importante, que precisamos dar ênfase, é sobre as queimadas que estão acontecendo aqui no Brasil. De acordo com alguns dados, nos últimos dois dias, o Brasil concentrou 71,9% de todas as queimadas registradas na América do Sul, sendo a Amazônia a região mais afetada. Com isso, muitas cidades foram atingidas com fumaça, o que prejudica a qualidade do ar, além de causar problemas respiratórios e muitas consequências para o meio ambiente. Por isso é muito importante fazermos a nossa parte, para diminuir as causas desses acontecimentos.

Hoje em dia existem muitos projetos, inclusive aqui na minha cidade, com o objetivo de alertar as pessoas para essa preservação da natureza para, juntos, fazermos um futuro mais sustentável. Com isso, concluímos que se adaptarmos essas práticas no dia a dia e incentivarmos as pessoas a fazerem o mesmo, nós vamos cuidar da natureza e criar um futuro mais sustentável para as próximas gerações.

Bianca Seidel de Freitas dos Santos

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: