X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Alunos da rede pública vão fazer intercâmbio no exterior

Ao todo, 170 estudantes dos Centros Estaduais de Idiomas foram selecionados para morar por 3 meses no Chile, Canadá ou EUA


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Alunos da rede pública vão fazer intercâmbio no exterior
Anna Karolyna Giugni Cordeiro, 17 anos, foi selecionada para o intercâmbio nos Estados Unidos e comemorou |  Foto: Kadidja Fernandes / AT

Aprendizado para além do Brasil! Cento e setenta alunos da rede pública estadual, que estudam nos Centros Estaduais de Idiomas (CEIs), vão fazer um intercâmbio de três meses nos Estados Unidos, Canadá e Chile pelo Programa de Intercâmbio Estudantil Sedu.

Durante o tempo em terras internacionais, os jovens participarão de cursos intensivos com o objetivo de aperfeiçoar mais sobre a língua estrangeira estudada nos CEIs.

Leia mais sobre Cidades

Para os que aprendem inglês, foram ofertadas 123 bolsas para o Canadá e 42 para os Estados Unidos. Em relação aos que estudam espanhol, cinco bolsas.

A cerimônia de divulgação dos destinos foi realizada nesta segunda-feira (16), afinal, estudantes de inglês não sabiam se iriam para o Canadá ou os EUA, e a emoção rolou solta.

Durante a cerimônia, o governador Renato Casagrande parabenizou os selecionados e comentou que o intercâmbio, que é promovido pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), é benéfica tanto pela parte do estudo quando pelas experiências que os jovens terão ao estarem em contato com uma nova cultura.

“Falar mais uma língua e poder compreender e dialogar ajuda muito não só na busca de amizades que a gente tem a oportunidade de ter pelo mundo afora, mas também na profissão, no dia a dia. E vocês (estudantes) terão a oportunidade de aperfeiçoamento”.

A jovem Anna Karolyna Giugni Cordeiro, de 17 anos, foi selecionada para o intercâmbio nos Estados Unidos e celebrou bastante. Era um sonho se tornando realidade.

“Estou eufórica. É uma oportunidade que não se consegue qualquer dia. Com certeza terei boas vivências. Nunca fui para fora do Brasil, então aprenderei novas culturas e costumes, além de aprimorar ainda mais o meu inglês, que é algo que quero muito”.

Vitor de Angelo, secretário de Estado da Educação, afirmou para A Tribuna que o objetivo futuro do governo é expandir os destinos e também ampliar o número de vagas do programa. “Não iremos parar com os Estados Unidos, Canadá e Chile, mas queremos outros destinos também”.

É válido ressaltar que a iniciativa, que iniciou em 2010, já contemplou, incluindo a edição de 2024, 823 alunos do Estado.

Ainda não há uma data definida de quando os estudantes irão para o intercâmbio, mas a expectativa é para que seja em novembro ou dezembro.

Fique por dentro

Programa de Intercâmbio

Neste ano, ofereceu 170 bolsas para alunos dos Centros Estaduais de Idiomas (CEIs) realizarem, por três meses, um curso intensivo de línguas (inglesa e espanhola).

Das 170 bolsas ofertadas, 123 foram para o Canadá, 42 para os Estados Unidos e 5 para o Chile.

O programa garante aos estudantes contemplados seguro saúde, acomodação em casa de família (host family devidamente selecionada), emissão do passaporte, vistos e taxas consulares; quatro ajudas de custo no valor de US$ 400 (cerca de R$ 2.200)e translado do curso de línguas à residência do estudante.

O embarque está previsto para novembro ou dezembro deste ano.

A seleção

Os alunos que farão o intercâmbio passaram por um processo seletivo.

A primeira etapa envolveu as inscrições e a entrega de documentação para a análise do rendimento e da frequência dos estudantes nos Centros Estaduais de Idiomas.

A segunda consistiu na validação das inscrições e na análise da documentação apresentada.

Na terceira, os candidatos classificados foram convocados para uma entrevista oral on-line, que avaliou a fluência dos participantes no idioma estrangeiro.

A seleção do candidato visou a inclusão, levando em consideração critérios étnico-raciais, questões sociais (utilização de Bolsa Família) e também avaliou o local de moradia do candidato (levando em conta regiões do projeto Estado Presente).

Como participar?

Para participar do intercâmbio, o jovem precisa ser aluno dos CEIs e participar do processo seletivo do programa. Mais informações sobre como se inscrever nos CEIs estão presentes em: sedu.es.gov.br/centro-estadual-de-idiomas-cei.

Fonte: Secretaria da Educação (Sedu).


Prontos para viajar

Expectativa

Imagem ilustrativa da imagem Alunos da rede pública vão fazer intercâmbio no exterior
Brunelly e Livia irão para o Canadá |  Foto: Kadidja Fernandes / AT

Brunelly Pedro Dalmaso, 17, e Livia Nascimento de Carvalho, 16, celebraram a ida para o Canadá.

“Estou muito animada para a viagem. Venho me preparando há um bom tempo e ter esse resultado é incrível. Espero ter vivências ótimas, aproveitar bastante e aprimorar a língua inglesa”, contou Brunelly.

“É uma expectativa muito grande e acredito que será algo inesquecível para mim, já que é meu sonho desde pequena. Quero aprender muito com o que vou viver lá”, disse Livia. Dentre as experiências que querem ter, ver a neve é uma bem aguardada.

Felicidade

Imagem ilustrativa da imagem Alunos da rede pública vão fazer intercâmbio no exterior
João e Scar irão para o Chile |  Foto: Kadidja Fernandes / AT

João Victor Grecy Ferreira, 17, e Scar Rodrigues Messias, 19, foram selecionados para fazer o intercâmbio no Chile e celebraram a conquista.

“É uma experiência que vai mudar minha vida para sempre. Vou conhecer uma cultura nova, pessoas novas. Estou animado”, contou João.

“Participar, conseguir e ver que todo aquele esforço valeu a pena é muito gratificante. As expectativas para o Chile são bem altas!”, comentou Scar.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: