Mortes por dengue já chegam a 26
Secretaria de Estado da Saúde registrou até ontem 78.747 casos da doença. Foram cerca de 2 mil notificações por dia
Escute essa reportagem
Os casos de capixabas com dengue e as mortes pela doença seguem aumentando. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou até ontem 78.747 casos de dengue no Espírito Santo em 2023 e 26 óbitos. Os municípios com maior incidência de casos são Atílio Vivácqua, Jerônimo Monteiro, Muqui, Mucurici e Mimoso do Sul.
O gerente de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, informou que, nas últimas semanas, o Estado teve 2 mil notificações por dia, em média. “Se não eliminar o mosquito, não se elimina a transmissão. Durante o seu ciclo de vida, eles podem colocar de 100 a 200 ovos, sendo que cada um pode infectar cerca de quatro pessoas”.
Orlei reforça o trabalho feito para a capacitação de profissionais da saúde básica. “Estamos colocando bastante energia nesse trabalho com os profissionais de saúde, fazendo a capacitação com manejo clínico e visitando os municípios na capital e no interior”.
Segundo a infectologista Ana Carolina D’Etorres, ainda está longe uma queda no número de casos. “Ainda é precoce avaliar. Há perspectiva de mais chuvas, que é um fator que aumenta significativamente o número dos vetores”.
A coordenadora do Pronto Atendimento da Unimed Sul Capixaba, Tháina Soares, afirma que, apesar da maioria dos casos serem leves, é preciso ficar atento aos sintomas graves.
“Os pacientes que devem ser alertados são aqueles com dor forte na barriga, queda de pressão, falta de urina, vômitos, sangramentos e queda de plaquetas”
Leia mais
Chefs ensinam receitas para a Páscoa
Saiba como se inscrever em programa que dará 7 mil CNH de graça
Feiras Livres são antecipadas em dois bairros de Vitória
Qualificar ES abre 10 mil vagas em cursos gratuitos. Veja como se inscrever
Comentários