Saiba como se inscrever em programa que dará 7 mil CNH de graça
Inscrições para as primeiras 3.500 chances estão abertas no site do Detran-ES. É preciso estar cadastrado no programa CadÚnico
Escute essa reportagem
Estão abertas 3.500 vagas para tirar Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de graça, por meio do programa, do governo do Estado, CNH Social.
No próximo semestre, outras 3.500 oportunidades vão ser abertas, totalizando, sete mil vagas até o final do ano.
As inscrições foram abertas na tarde de ontem e devem ser feitas no site www.detran.es.gov.br até as 23h59 do próximo dia 14. As vagas são para obter a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro); e, para aqueles que já são habilitados, a adição de categoria A ou B e a mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).
Para se inscrever, é necessário estar ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com os dados lançados na Base Nacional do Cadastro até dia 10 de março de 2023.
De acordo com o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Givaldo Vieira, ao todo, o Estado vai investir cerca de R$ 8 milhões neste primeiro semestre com as 3.500 vagas.
“A inscrição deve ser feita até o dia 14. Depois, será divulgada uma lista no dia 20 de abril, chamando os selecionados para a matrícula, que será no mesmo site. A próxima etapa será o sorteio das autoescolas que fazem parte do programa. Geralmente, são próximas das casas dos candidatos”, explicou o diretor do Detran.
Após o sorteio, o candidato pode se dirigir até a autoescola sorteada pelo sistema e fazer a matrícula no local. Todo o processo será custeado pelo governo, e cada candidato tem direito a três tentativas, caso reprove na prova de trânsito.
“Ofertamos essas outras oportunidades porque é um investimento alto e o aluno também cria uma expectativa para o processo e merece essa outra chance”.
A pernambucana Gleyce Jane Soares, 42, vive no Estado há mais de 20 anos e sonhava com a habilitação. Atualmente desempregada, conseguiu fazer o técnico em Radiologia e está inscrita para um curso de segurança do trabalho, mas acredita que ter a CNH irá ampliar as oportunidades de emprego.
“O sonho é para ser conquistado. Para muitos, a carteira pode ser só um documento, mas para mim é um sinal de esperança. Participei do programa na primeira vez com a categoria A e agora quero conseguir a B. Isso vai mudar minha vida”, completou Gleyce.
Nos últimos quatro anos, mais de 30 mil habilitações foram ofertadas pelo programa CNH Social.
Leia mais
Feiras Livres são antecipadas em dois bairros de Vitória
Qualificar ES abre 10 mil vagas em cursos gratuitos. Veja como se inscrever
Habilitação para concurso
O estudante Micael Felipe está de olho em novas oportunidades depois que conseguiu tirar a habilitação em duas categorias pelo programa CNH Social. Micael já tinha a categoria A, depois conseguiu a B pelo programa, e, agora, está prestes a tirar a D também, por meio do programa CNH social.
“O concurso da Guarda de Serra está para abrir e um dos requisitos é que tenha no mínimo categoria AB. Então, hoje, eu consigo ter esperança para tentar, mas se não fosse o programa eu não teria condições”, explicou o estudante.
Saiba mais
Inscrição
Para se inscrever, é preciso acessar o site www.detran.es.gov.br, entrar no banner do programa CNH Social na página principal e inserir as informações pessoais solicitadas.
Todos os dados informados devem conferir precisamente com as informações presentes no CadÚnico.
O CadÚnico é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil.
Caso o cidadão ainda não esteja cadastrado no Cadastro Único, ele poderá fazer um pré-cadastro por meio do aplicativo do Cadastro Único ou na versão web.
É preciso ter a renda familiar inferior a dois salários mínimos (R$ 2.640), ter idade mínima de 18 anos e não estar impedido judicialmente de ser condutor no trânsito.
Vagas
O Governo estadual lançou, ontem, 3.500 vagas nesta 1ª fase, mas contará também com um segundo edital de 3.500 carteiras de motorista no segundo semestre, totalizando 7.000 vagas até o final do ano.
As vagas são: 40% para a primeira habilitação (A ou B); 20% para a adição de categoria A ou B; e 40% para a mudança de categoria D ou E.
A relação final dos selecionados para a matrícula on-line no programa será divulgada no site do Detran-ES a partir das 12h do próximo dia 20.
Os candidatos que não forem selecionados nesta lista terão ainda uma nova oportunidade de serem contemplados na chamada única de suplentes, que será divulgada no dia 12 de junho, a partir do meio-dia.
A lista de suplentes tem o objetivo de oferecer as vagas não preenchidas após desclassificação de candidatos selecionados na primeira lista que não respeitarem os prazos estabelecidos no processo.
Capacitação
Além da habilitação, os beneficiários do programa que tiverem interesse também poderão passar pela etapa de capacitação. Serão oferecidos cursos de Transporte de Produtos Perigosos; Transporte Escolar; Transporte de Passageiros; Transporte de Carga Indivisível; e Transporte de Veículos de Emergência.
Para se matricular em um Curso Especializado para Profissionais é necessário ter tido sua última CNH emitida com o benefício CNH Social.
Fonte: Detran-ES.
Comentários