X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Moradores vão decidir se orla de Vila Velha terá estacionamento rotativo

Prefeitura de Vila Velha vai resolver se implanta ou não o sistema em Itaparica, Itapuã e Praia da Costa após ouvir opinião da população


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Moradores vão decidir se orla de Vila Velha terá estacionamento rotativo
Valdenilson Lima, presidente da Associação de Moradores de Itapuã, disse que é preciso democratizar o espaço |  Foto: Fábio Nunes/AT

Rotativo na Praia da Costa, Itaparica e Itapuã. Uma ótima ou péssima ideia? A Prefeitura de Vila Velha realizou nesta segunda-feira (04) a primeira das três audiências públicas que vão debater a implantação ou não do estacionamento rotativo Zona Azul na orla. 

 Todas as audiências são presenciais e realizadas às 17h no auditório da Prefeitura de Vila Velha, em Coqueiral de Itaparica.

Cada uma será para os moradores de um bairro. Na segunda foi para a Praia da Costa. Neste terça-feira (05), para Itapuã, e na quarta-feira (06) para quem mora em Itaparica.

Neste primeiro contato haverá a escuta da vontade da população, explica a comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, Landa Marques.

 “Nosso objetivo é ouvir os moradores e saber se eles vão concordar ou não com a implantação do rotativo. A gente está apresentando a proposta e ouvindo todas as dúvidas com muito carinho”.

Ela destaca ainda que a orla de Vila Velha é um ponto turístico muito famoso e apreciado por moradores e turistas. Por isso, a intenção da prefeitura é democratizar o acesso.

“Já vimos, por exemplo, veículos estacionados meses, abandonados, ocupando vagas. Todo mundo gosta da orla e a gente precisa garantir que todos possam frequentá-la ”.

Democratização

Para o presidente da Associação de Moradores de Itapuã, Valdenilson Lima, mais conhecido como Neném Lima, o espaço deve ser democratizado. Segundo ele, há pessoas que estacionam o dia inteiro, por motivos variados, atrapalhando a população.

“Queremos um espaço que a pessoa não possa privatizar só para ela. Sem que alguém pare o seu veículo às 8 da manhã e só retire às 18 horas”, destaca.

Mas Neném Lima reforça que a associação só formará uma opinião sobre o assunto depois da audiência pública. “Vai ser um debate benéfico”, reforça.  

Consulta pública também é feita de forma on-line

Além das audiências presenciais, a Prefeitura de Vila Velha também está fazendo uma consulta pública on-line, por meio de um formulário. O acesso pode ser feito no site da prefeitura até o dia 30 deste mês. Nele, a população pode dar sua opinião e sugestões.

Caso os moradores decidam pela implementação do rotativo na orla, seria possível colocá-lo em atividade para o verão, segundo Landa Marques, comandante da Guarda Municipal de Vila Velha.

“É o tempo que a gente precisa para poder implantar as placas de sinalização. Não é uma dificuldade implantar isso em tempo recorde. Porque hoje a gente já está com o rotativo em andamento em dois bairros: centro de Vila Velha e Glória”, destaca.

Mas se depender do presidente da Associação de Moradores de Coqueiral de Itaparica, Leonardo Nascimento, isso não será possível. Em nome da associação, ele se declarou totalmente contrário. “Eles querem descer esse tema goela abaixo de toda a comunidade”.

Ele disse ainda que as vagas de estacionamento na orla sempre atenderam às pessoas da periferia – e também a turistas – e que raramente houve problemas. “A prefeitura quer criar o sistema de arrecadação, limitando o acesso das pessoas à orla”, destaca.

Já o vice-diretor da Associação de Moradores da Praia da Costa, Sebastião de Paula, disse que a associação é a favor de alguma forma de regulação.

“O que acontece hoje é que você não consegue estacionar na orla. Ela fica ocupada quase 24 horas”, explica.

Mas ele destaca que é difícil ter uma posição clara sobre o assunto porque acredita que a multa é uma medida “cruel em um mundo cheio de impostos”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: