Moradores de ocupação em Vila Velha invadem prefeitura após decisão da Justiça
Cerca de 800 famílias receberam ordem de desocupação
Escute essa reportagem
Moradores invadiram a sede da prefeitura de Vila Velha durante um protesto ocorrido nesta terça-feira (25). A manifestação se deu após a Justiça ordenar a desocupação de casas de cerca de 800 famílias, localizadas na região da Grande Terra Vermelha, no município.
Segundo informações da TV Tribuna/ Band, cerca de 40 manifestantes entraram na sede da prefeitura por volta das 8 horas da manhã, com cartazes e frases de protesto contra a decisão. Eles são moradores das comunidades conhecidas como Vila Esperança e Vale Conquista, que estão em uma área particular e têm até sexta-feira para deixar suas casas.
Entre os pedidos, os manifestantes queriam uma conversa com o prefeito do município, Arnaldinho Borgo. Após subirem ao segundo pavimento da prefeitura, onde fica o gabinete do político, e permanecerem por cerca de uma hora, a Polícia Militar foi chamada e convenceu o grupo a protestar no lado de fora do local.
Uma pessoa acabou sendo detida por ter empurrado uma servidora pública durante o protesto. Com o homem, a polícia apreendeu uma mochila com diversos fogos de artifícios.
Após se retirarem do imóvel, os moradores permaneceram em frente à sede da prefeitura. A comunidade é composta por cerca de 800 famílias, somando aproximadamente 2 mil e 500 pessoas, que terão que deixar suas casas.
Por volta de 10h30 uma comissão formada por advogados e moradores foi recebida por Arnaldinho Borgo. Em nota enviada à imprensa, a prefeitura de Vila Velha informou que as comunidades conhecidas como Vila Esperança e Vale Conquista, na região de Jabaeté, estão localizadas em área particular e, por determinação da Justiça, há uma ordem de reintegração de posse.
“O município vai dar o apoio no que tiver ao seu alcance e dentro dos princípios legais”, diz a nota. Para buscar ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade do município, a prefeitura afirmou ainda que está construindo 280 moradias no programa de habilitação social.
veja imagens do protesto:
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários