Mineiros, homens e jovens são maioria entre turistas
Pesquisa revela o perfil dos visitantes que vêm ao Estado e servirá de base para traçar novas ações para o turismo local
Escute essa reportagem
Turistas que visitam o Espírito Santo nesta época do ano são, principalmente, mineiros, homens e jovens. Os dados fazem parte da Pesquisa de Identificação do Perfil do Turista e do Excursionista realizada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) este ano.
É a primeira vez que o levantamento é feito após o período da pandemia da covid-19. Mais de mil pessoas foram entrevistadas na época do Réveillon.
Segundo o levantamento, 78,7% dos entrevistados vieram ao Espírito Santo exclusivamente para passar o Réveillon e 48,8% dos turistas e excursionistas estavam curtindo a festa pela primeira vez em solo capixaba devido à indicação de familiares e amigos (45,7%), além da proximidade com seu local de residência.
Esse é o caso dos mineiros entrevistados por A Tribuna. O universitário Vinicius Augusto, de 20 anos, e o primo dele, o vendedor Guilherme Henrique, também de 20, viajaram para Guarapari pela segunda vez. Já o eletricista Talison Xavier, 27, veio pela primeira vez por indicação de amigos.
Leia mais em:
Guarda-vidas fazem 20 resgates de banhistas por dia
Super-heróis do verão nas praias do ES
“Eles foram falando como Guarapari é boa nessa época, falando que tem muito mineiro, e eu vim pela primeira vez. Entendi o motivo dessa paixão pela cidade. Curtir as praias daqui com tantos mineiros nos faz sentir em casa. O Vinicius e o Guilherme, eu acabei de conhecer”, conta Talison.
O trabalho de pesquisa é desenvolvido por uma empresa contratada pela Setur e monitorado em tempo real pelo Observatório do Turismo e pela própria secretaria.
O secretário de Estado de Turismo, Weverson Meireles, destaca a importância dos dados para os investimentos que precisam ser feitos pelo Estado e pelas próprias prefeituras.
“Os dados captados pelas pesquisas são importantes para avaliação de nossas ações de promoção, nossos serviços, além de termos as impressões dos nossos visitantes quanto à limpeza, infraestrutura e segurança do destino Espírito Santo.”
A pesquisa foi realizada em cinco regiões turísticas do Estado e, ainda segundo os dados, o gasto médio diário do visitante foi de aproximadamente R$ 350, considerando hospedagem, alimentação, transporte, eventos, entre outros itens.
Casal descansa em Guarapari
O casal Darley Mendes, 27, e Ana Carolina, 29, saiu da cidade de Abre Campo, Minas Gerais, para descansar em Guarapari. Ela veio pela segunda vez, e ele pela quinta. São cinco horas e meia de viagem.
“Sempre que dá a gente vem. Aqui é a praia dos mineiros. Antes eu vinha com os amigos e ficava em casa de excursão. Hoje com a esposa, venho para descansar mesmo. Viajamos de carro próprio e alugamos apartamento na Praia do Morro”, afirmou Darley.
Destino há 15 anos
A fisioterapeuta Erica Tavares, 45 anos, o marido, o autônomo Ariel Gonçalves, 40, e o filho Matheus,11, chegaram uma semana antes do Réveillon, de Itaperuna, Rio de Janeiro. Há 15 anos, Guarapari é destino de fim de ano da família.
“Eu gosto das praias, da proximidade com Itaperuna e gostamos muito da gastronomia daqui. Esse ano passamos o Réveillon na casa de shows, e nossos familiares foram para a praia”, contou ela.
Leia mais em:
Confira a programação esportiva gratuita do verão
Guia com 25 bares e restaurantes que aceitam entrada de pets
Comentários