X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Mineiros, homens e jovens são maioria entre turistas

Pesquisa revela o perfil dos visitantes que vêm ao Estado e servirá de base para traçar novas ações para o turismo local


Imagem ilustrativa da imagem Mineiros, homens e jovens são maioria entre turistas
Guilherme, Vinicius Augusto e Talison vieram de Minas Gerais para curtir férias no Espírito Santo. |  Foto: Roberta Bourguignon

Turistas que visitam o Espírito Santo nesta época do ano são, principalmente, mineiros, homens e jovens. Os dados fazem parte da Pesquisa de Identificação do Perfil do Turista e do Excursionista realizada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) este ano.  

É a primeira vez que o levantamento é  feito após o período da pandemia da covid-19. Mais de  mil pessoas foram entrevistadas na época do Réveillon.

Segundo o levantamento, 78,7% dos entrevistados vieram ao Espírito Santo exclusivamente para passar o Réveillon e 48,8% dos turistas e excursionistas estavam curtindo a festa pela primeira vez em solo capixaba devido à indicação de familiares e amigos (45,7%), além da proximidade com seu local de residência.

Esse é o caso dos mineiros entrevistados por A Tribuna. O universitário Vinicius Augusto, de 20 anos, e o primo dele, o vendedor Guilherme Henrique, também de 20, viajaram para Guarapari pela segunda vez. Já o eletricista Talison Xavier, 27, veio pela primeira vez  por indicação de amigos. 

Leia mais em:

Guarda-vidas fazem 20 resgates de banhistas por dia

Super-heróis do verão nas praias do ES

“Eles foram falando como Guarapari é boa nessa época, falando que tem muito mineiro, e eu vim pela primeira vez. Entendi o motivo dessa paixão pela cidade. Curtir as praias daqui com tantos mineiros nos faz sentir em casa. O Vinicius  e o Guilherme, eu acabei de conhecer”, conta Talison. 

O trabalho de pesquisa é desenvolvido por uma empresa contratada pela Setur e monitorado em tempo real pelo Observatório do Turismo e pela própria secretaria. 

O secretário de Estado de Turismo, Weverson Meireles, destaca a importância dos dados para os investimentos que precisam ser feitos pelo Estado e pelas próprias prefeituras. 

“Os dados captados pelas pesquisas são importantes para avaliação de nossas ações de promoção, nossos serviços, além de termos as impressões dos nossos visitantes quanto à limpeza, infraestrutura e segurança do destino Espírito Santo.”

A pesquisa foi realizada em cinco regiões turísticas do Estado e,  ainda segundo os dados, o gasto médio diário do visitante foi de aproximadamente R$ 350, considerando hospedagem, alimentação, transporte, eventos, entre outros itens.

Casal descansa em Guarapari

Imagem ilustrativa da imagem Mineiros, homens e jovens são maioria entre turistas
|  Foto: Roberta Bourguignon

O casal Darley Mendes, 27, e Ana Carolina, 29, saiu da  cidade de Abre Campo, Minas Gerais,  para descansar em Guarapari. Ela veio pela segunda vez, e ele pela quinta. São cinco horas e meia de viagem.

“Sempre que dá a gente vem. Aqui é a praia dos mineiros. Antes eu vinha com os amigos e ficava em casa de excursão. Hoje com a esposa, venho para descansar mesmo. Viajamos de carro próprio e alugamos apartamento na Praia do Morro”, afirmou Darley.

Destino há 15 anos

Imagem ilustrativa da imagem Mineiros, homens e jovens são maioria entre turistas
|  Foto: Roberta Bourguignon

A fisioterapeuta Erica Tavares, 45 anos,  o marido, o  autônomo Ariel Gonçalves, 40, e o filho Matheus,11, chegaram uma semana antes do Réveillon, de Itaperuna, Rio de Janeiro. Há  15 anos, Guarapari é  destino de  fim de ano da família. 

“Eu gosto das praias, da proximidade com Itaperuna e gostamos muito da gastronomia daqui. Esse ano passamos o Réveillon na casa de shows, e nossos familiares foram para a praia”, contou ela.

Leia mais em:

Confira a programação esportiva gratuita do verão

Guia com 25 bares e restaurantes que aceitam entrada de pets

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: