X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Super-heróis do verão nas praias do ES

Ambulantes que atuam em Guarapari usam fantasias para chamar atenção de banhistas e fazem a alegria de crianças e adultos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Super-heróis do verão nas praias do ES
Alexandro Braga e o filho Gabriel se vestem de Homem-Aranha. |  Foto: Roberta Bourguignon

A paixão pelos super-heróis permitiu que ambulantes de Guarapari adotassem uma nova identidade e se tornassem  verdadeiros heróis das praias.   

Alexandro Pereira Pinto Braga, de 49 anos, e o filho Gabriel Rodrigues, 21, trabalham com aluguel de cadeiras e ombrelones na Praia do Morro há mais de 15 anos e, quando estão com o trabalho menos corrido, se vestem de Homem-Aranha e fazem a alegria de crianças e adultos.   

Fã do Homem-Aranha desde criança, Alexandro  comprou cinco fantasias do super-herói e presentou o filho com uma delas, o traje preto que é do filme Venom.

“Esse ano é a primeira vez que colocamos a roupa aqui na praia. E todo mundo quer tirar fotos. As pessoas adoram. É um prazer poder alegrar as crianças,  até os adultos querem tirar fotos também. Já fomos chamados até para chegar em aniversários”, diz Alexandro. 

E basta chegarem à areia da praia fantasiados que os banhistas se aproximam  para tirar foto. Os turistas de Belo Horizonte foram os primeiros a correr na direção dos super-heróis. 

Vera Lúcia de Almeida, de 39 anos, levou o filho Bernardo, de 4, e o sobrinho Caio, de 5, para garantir a fotografia.  “Achei muito bacana a iniciativa. As crianças só assistem pelas telas, e ver pessoalmente é sempre mais divertido”. 

Para  Gabriel, que adotou a ideia do pai, ver a alegria das pessoas também se tornou uma realização. “Sempre gostei muito do Homem-Aranha. Se vestir e ver as pessoas felizes é muito satisfatório para nós”, completa ele. 

Luciana  Pereira, de 42 anos, mulher  de Alexandro e mãe de Gabriel, diz  que o esposo é fã do personagem desde novo.  “E não é só na praia que ele anda fantasiado. Já visitamos pontos turísticos capixabas, feiras fora do Estado, shoppings,  e sempre é um sucesso.

Vendas três vezes maiores com fantasia de palhaço

Além dos super-heróis, a Praia de Setiba, em Guarapari, reserva espaço para outros personagens, entre eles o palhaço Simpatia. Morador de Vila Velha, o vendedor de picolé Flávio dos Santos, de 44 anos, decidiu adotar uma fantasia que já fazia parte da vida dele há 27 anos e alavancou as vendas. 

Apaixonado por crianças, Flávio não só vende picolé. Fantasiado de palhaço, ele desperta sorrisos, entrega balões e faz muitas brincadeiras com a criançada. 

“Minha vida é trabalhar com crianças. Eu já fui animador de festa por muito tempo, e depois adotei a própria fantasia do palhaço Simpatia para vender picolé”.     

As vendas de picolé começaram em 2004, quando Flávio procurava um novo emprego. Trabalhando para uma empresa de carteira assinada, o vendedor bateu a meta de vendas do mês em apenas uma semana. A meta era de R$ 1.200. Com o sucesso nas vendas, Flávio teve a ideia de vender picolés mais baratos e por conta própria. 

“Comecei a trabalhar para mim e ganhei três vezes mais do que eu vendia para a empresa”.

“Fantasia mudou tudo”

Imagem ilustrativa da imagem Super-heróis do verão nas praias do ES
|  Foto: Roberta Bourguignon

Vestido de Chapolin Colorado,  Luciano de Oliveira, de 43 anos, decidiu tirar seu sustento com a venda de sacolé nas praias de Guarapari. Luciano arrumou uma bicicleta para o transporte do geladinho e, além da venda, faz muitas fotos com  moradores e turistas. 

“Eu estava sem trabalho e decidi sair para vender  sacolé. Usei a receita da minha vizinha. Investi nas vendas e, com a criatividade da fantasia, mudou tudo. Todo mundo quer tirar foto, e assim vou vendendo. Vendo de 300 a 400 sacolés por dia”, revelou.

 Algodão-doce e sucesso

Imagem ilustrativa da imagem Super-heróis do verão nas praias do ES
|  Foto: Roberta Bourguignon

Outro Homem-Aranha que também faz sucesso nas praias de Guarapari é o Wasley de Souza, de 38 anos. A venda de algodão-doce ficou mais rápida depois que ele adotou a fantasia porque, além do produto, os clientes também querem tirar uma foto com o personagem. 

“Percebo que muitas vezes o que a criança quer não é nem o algodão-doce, e sim conhecer de perto o Homem-Aranha. Elas pedem para tirar fotos e depois acabam comprando também. O personagem chama muito a atenção, e isso faz com que eu venda tudo mais rápido.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: