X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Médicos explicam perigo do uso de anabolizantes

Especialistas alertam que drogas, para fins estéticos, podem causar engrossamento da voz, calvície e até aumento do clitóris


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Médicos explicam perigo do uso de anabolizantes
O ginecologista Agnaldo Lopes alerta para riscos já que os “chips da beleza” não são aprovados pela Anvisa |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Mulheres que usam anabolizantes   em busca do corpo perfeito podem estar colocando a saúde em risco. Médicos participantes da 26ª edição do Congresso Espírito Santense de Ginecologia e Obstetrícia, ação realizada ontem e hoje pela Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do ES (Sogoes), explicaram os riscos dessas drogas. 

Segundo Madalena Bandeira de Mello, ginecologista e obstetra membro do Sogoes, anabolizantes nunca tiveram e nunca terão indicações para fins estéticos.

Essas drogas podem ser injetáveis ou  em forma de cápsulas e comprimidos. Há também os implantes hormonais, conhecidos como “chips da beleza”,  à base de gestrinona e outros hormônios. 

“Em relação aos implantes, os riscos são inerentes à ausência total de estudos que comprovem a segurança, como ele é liberado, se é uniforme ou se tem picos de liberação. Vale ressaltar: não existe bula que nos dê segurança de quais drogas estão presentes nesses implantes”. 

O implante é subcutâneo e, nele, um tubo libera  anabolizantes ao longo de períodos, sendo aplicado em regiões como nádegas, coxa e abdômen. Ele não é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Henrique Zacarias, médico que faz parte da diretoria da Sogoes, citou  malefícios causados por essa ação para as mulheres: engrossamento da voz, perda de cabelo, calvície e aumento do clítoris. O implante também é danoso para  coração, fígado e vasos sanguíneos.

Agnaldo Lopes da Silva Filho, presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), também alertou para os perigos do “chip da beleza”. “Agências regulatórias  avaliam isso de  forma  séria e esses implantes não são aprovados no Brasil, e não existe nenhum país do mundo que os utiliza”. 

É válido ressaltar que existe o uso de  anabolizantes para questões de saúde, como a testosterona para aumentar o desejo sexual. Nesses casos, a utilização é benéfica.

Leia mais:

Novas regras do Minha Casa, Minha Vida entram em vigor nesta sexta

Usuários relatam prejuízos por falha em sinal de internet

OPINIÕES

"O implante hormonal (chip da beleza) é danoso para coração, fígado e vasos sanguíneos", Henrique Zacarias, ginecologista.

"Os anabolizantes nunca tiveram e também nunca terão indicações para fins estéticos", Madalena Bandeira, ginecologista.

FIQUE POR DENTRO

Risco de efeitos colaterais

Esteroides anabolizantes

> São drogas que têm como função principal a reposição de testosterona (hormônio responsável por características que diferem homem e mulher).

Podem ser injetáveis, em forma  de cápsulas ou comprimidos.

Não devem ser utilizados para fins estéticos e de performance.

Os efeitos colaterais podem ser diversos para quem usa de forma incorreta, como o aumento de acne, queda do cabelo, doenças no fígado e aumento do clitóris. 

Implantes hormonais (“chip da beleza”)

Há também os implantes hormonais conhecidos como “chips da beleza”, que são à base de gestrinona e outros hormônios.

Promete aumentar a massa muscular, causar o emagrecimento e também aumentar a libido da mulher. 

É subcutâneo e, nele, um tubo libera anabolizantes ao longo de períodos,  sendo aplicado em regiões como nádegas, coxa e abdômen da mulher.  

De acordo com médicos, esse tipo de implante gera riscos para a saúde porque há  a ausência total de estudos que comprovem a segurança desta via de administração (como  o esteroide anabolizante é liberado, se é uniforme ou se tem picos de liberação). 

Além disso, não possui bula.

Não é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fins estéticos, pois pode trazer riscos à saúde.

Famosas como a cantora Flay já fizeram o uso do “chip da beleza” mas mostraram arrependimento nas redes sociais por conta dos efeitos colaterais resultantes. 

Proibição

O Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu médicos de receitarem anabolizantes para fins estéticos e de desempenho físico, por meio de resolução publicada em abril.

De acordo com o ginecologista Henrique Zacarias, se o médico for descoberto receitando anabolizantes para  pacientes, ele pode até mesmo perder o diploma. Isso acontece por meio de denúncias. 

Anabolizantes para a saúde

Há esteroides anabolizantes  que são utilizados para fins de saúde, e, dessa forma, podem ser utilizados, mas sempre com orientação e acompanhamento médico.  

 >O ginecologista Henrique Zacarias afirmou que a testosterona, por exemplo, pode ser usada pela mulher para aumentar o desejo sexual. Ele destacou também que o uso só pode ser feito por três meses e em quantidades pequenas. 

Fonte: Médicos consultados. 

Leia mais:

Programa de desconto para carros se esgota em um mês

Espera por visto para os EUA cai nas cidades brasileiras

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: