Médicos explicam perigo do uso de anabolizantes
Especialistas alertam que drogas, para fins estéticos, podem causar engrossamento da voz, calvície e até aumento do clitóris
Escute essa reportagem
Mulheres que usam anabolizantes em busca do corpo perfeito podem estar colocando a saúde em risco. Médicos participantes da 26ª edição do Congresso Espírito Santense de Ginecologia e Obstetrícia, ação realizada ontem e hoje pela Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do ES (Sogoes), explicaram os riscos dessas drogas.
Segundo Madalena Bandeira de Mello, ginecologista e obstetra membro do Sogoes, anabolizantes nunca tiveram e nunca terão indicações para fins estéticos.
Essas drogas podem ser injetáveis ou em forma de cápsulas e comprimidos. Há também os implantes hormonais, conhecidos como “chips da beleza”, à base de gestrinona e outros hormônios.
“Em relação aos implantes, os riscos são inerentes à ausência total de estudos que comprovem a segurança, como ele é liberado, se é uniforme ou se tem picos de liberação. Vale ressaltar: não existe bula que nos dê segurança de quais drogas estão presentes nesses implantes”.
O implante é subcutâneo e, nele, um tubo libera anabolizantes ao longo de períodos, sendo aplicado em regiões como nádegas, coxa e abdômen. Ele não é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Henrique Zacarias, médico que faz parte da diretoria da Sogoes, citou malefícios causados por essa ação para as mulheres: engrossamento da voz, perda de cabelo, calvície e aumento do clítoris. O implante também é danoso para coração, fígado e vasos sanguíneos.
Agnaldo Lopes da Silva Filho, presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), também alertou para os perigos do “chip da beleza”. “Agências regulatórias avaliam isso de forma séria e esses implantes não são aprovados no Brasil, e não existe nenhum país do mundo que os utiliza”.
É válido ressaltar que existe o uso de anabolizantes para questões de saúde, como a testosterona para aumentar o desejo sexual. Nesses casos, a utilização é benéfica.
Leia mais:
Novas regras do Minha Casa, Minha Vida entram em vigor nesta sexta
Usuários relatam prejuízos por falha em sinal de internet
OPINIÕES
"O implante hormonal (chip da beleza) é danoso para coração, fígado e vasos sanguíneos", Henrique Zacarias, ginecologista.
"Os anabolizantes nunca tiveram e também nunca terão indicações para fins estéticos", Madalena Bandeira, ginecologista.
FIQUE POR DENTRO
Risco de efeitos colaterais
Esteroides anabolizantes
> São drogas que têm como função principal a reposição de testosterona (hormônio responsável por características que diferem homem e mulher).
> Podem ser injetáveis, em forma de cápsulas ou comprimidos.
> Não devem ser utilizados para fins estéticos e de performance.
> Os efeitos colaterais podem ser diversos para quem usa de forma incorreta, como o aumento de acne, queda do cabelo, doenças no fígado e aumento do clitóris.
Implantes hormonais (“chip da beleza”)
> Há também os implantes hormonais conhecidos como “chips da beleza”, que são à base de gestrinona e outros hormônios.
> Promete aumentar a massa muscular, causar o emagrecimento e também aumentar a libido da mulher.
> É subcutâneo e, nele, um tubo libera anabolizantes ao longo de períodos, sendo aplicado em regiões como nádegas, coxa e abdômen da mulher.
> De acordo com médicos, esse tipo de implante gera riscos para a saúde porque há a ausência total de estudos que comprovem a segurança desta via de administração (como o esteroide anabolizante é liberado, se é uniforme ou se tem picos de liberação).
> Além disso, não possui bula.
> Não é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fins estéticos, pois pode trazer riscos à saúde.
> Famosas como a cantora Flay já fizeram o uso do “chip da beleza” mas mostraram arrependimento nas redes sociais por conta dos efeitos colaterais resultantes.
Proibição
> O Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu médicos de receitarem anabolizantes para fins estéticos e de desempenho físico, por meio de resolução publicada em abril.
> De acordo com o ginecologista Henrique Zacarias, se o médico for descoberto receitando anabolizantes para pacientes, ele pode até mesmo perder o diploma. Isso acontece por meio de denúncias.
Anabolizantes para a saúde
> Há esteroides anabolizantes que são utilizados para fins de saúde, e, dessa forma, podem ser utilizados, mas sempre com orientação e acompanhamento médico.
>O ginecologista Henrique Zacarias afirmou que a testosterona, por exemplo, pode ser usada pela mulher para aumentar o desejo sexual. Ele destacou também que o uso só pode ser feito por três meses e em quantidades pequenas.
Fonte: Médicos consultados.
Leia mais:
Comentários